Estudo sobre uso de jogos na aprendizagem convida voluntários
Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Objetivo é investigar versão gamificada de procedimento de ensino computadorizado
Uma pesquisa de mestrado da UFSCar está investigando os processos de aprendizagem simbólica a partir do uso de um procedimento gamificado (baseado em jogos) e, para isso, está convidando participantes voluntários.
"Gamificação trata-se do uso de elementos de jogos em outros contextos, seja educacional, venda de produtos, mídias sociais, entre outros", explica Alceu Regaço, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. "É uma tendência recente na área educacional pelas vantagens que pode trazer, quando bem aplicado", completa ele.
O objetivo do trabalho é testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. "Esse procedimento pode ser utilizado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar. Gamificar esse processo pode nos ajudar a aplicá-lo em contextos mais amplos, aumentar o engajamento e melhorar a performance dos aprendizes", aponta o mestrando da UFSCar.
O estudo "Uso de jogos na formação de classes de equivalência" tem orientação do professor Julio Cesar de Rose, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Pode participar da pesquisa qualquer pessoa maior de 18 anos. A participação é inteiramente online e ocorre em duas etapas. No primeiro dia, o procedimento dura cerca de uma hora e, no segundo dia, que ocorre uma semana depois, leva cerca de 20 minutos. Interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, pelo e-mail alceureg@gmail.com ou WhatsApp (11) 99419-0099. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 40154520.1.0000.5504).
"Gamificação trata-se do uso de elementos de jogos em outros contextos, seja educacional, venda de produtos, mídias sociais, entre outros", explica Alceu Regaço, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. "É uma tendência recente na área educacional pelas vantagens que pode trazer, quando bem aplicado", completa ele.
O objetivo do trabalho é testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. "Esse procedimento pode ser utilizado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar. Gamificar esse processo pode nos ajudar a aplicá-lo em contextos mais amplos, aumentar o engajamento e melhorar a performance dos aprendizes", aponta o mestrando da UFSCar.
O estudo "Uso de jogos na formação de classes de equivalência" tem orientação do professor Julio Cesar de Rose, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Pode participar da pesquisa qualquer pessoa maior de 18 anos. A participação é inteiramente online e ocorre em duas etapas. No primeiro dia, o procedimento dura cerca de uma hora e, no segundo dia, que ocorre uma semana depois, leva cerca de 20 minutos. Interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, pelo e-mail alceureg@gmail.com ou WhatsApp (11) 99419-0099. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 40154520.1.0000.5504).
30/04/2021
13:00:00
07/05/2021
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Visitante, Pesquisador, Docente/TA, Estudante
Objetivo é investigar versão gamificada de procedimento de ensino computadorizado (Foto: Pixabay)
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