HU realiza cerca de 40 pesquisas relacionadas à Covid-19
A assistência à saúde de pacientes normalmente é a principal função atribuída a um hospital, em diferentes casos e níveis de complexidade. No Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Ebserh), a qualidade da assistência é uma premissa vinculada ao ensino, à pesquisa e à extensão, o que garante o cuidado qualificado do paciente e a produção de estudos científicos avançados. Diante do contexto da pandemia do novo coronavírus, o HU desenvolve, atualmente, cerca de 40 pesquisas relacionadas à Covid-19.
De acordo com Thiago Russo, gerente de Ensino e Pesquisa do HU e docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, as pesquisas envolvem estudos observacionais e ensaios clínicos conduzidos em diferentes abordagens, de análises moleculares a tecnologias de monitoramento por aplicativos. Temas como saúde materno-infantil, saúde do trabalhador, saúde mental, saúde do adulto e idoso, assim como comprometimentos neurológicos, nutricionais, metabólicos e cardiovasculares relacionados à Covid-19 são investigados nessas pesquisas. "Além disso, há trabalhos na área de reabilitação, gestão para processos de trabalho em saúde, segurança do paciente, a avaliação de fármacos, desenvolvimento de produtos para saúde e processamento de dados, como mineração e inteligência artificial", complementa Russo.
O docente aponta que a pesquisa tem o potencial de transformação do dia a dia das pessoas, potencializa a atuação eficaz do profissional de saúde, aumentando a segurança e chances de recuperação dos pacientes. "Além disso, ela permite melhorar o monitoramento das doenças na comunidade, para que os gestores possam tomar as medidas protetivas necessárias. A sociedade ganha quando a ciência é aliada de suas necessidades", evidencia Russo.
Diante do objetivo de promover assistência de qualidade atrelada a ensino, pesquisa e extensão, Thiago Russo aponta que os colaboradores do HU possuem uma rica possibilidade de atuação junto a pesquisadores da UFSCar com relevância nacional e internacional. O docente também destaca a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos em rede de colaboração, como na participação em estudos multicêntricos em que o HU está envolvido. "Este é um cenário importante para a prática baseada em evidências e interação entre diferentes profissionais. A interdisciplinaridade garante a produção de estudos científicos de fronteira do conhecimento e é uma das políticas do HU-UFSCar", comenta.
Para Fábio Neves, superintendente do Hospital, "o HU-UFSCar é um hospital público, que atende pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, se configura como importante cenário para pesquisas de grande relevância para o desenvolvimento da ciência. Esse é o diferencial dos hospitais universitários", conclui.