UFSCar lança edição de revista sobre roteiros audiovisuais
O Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da UFSCar lançou mais uma edição da Revista GEMInIS, desta vez, na forma de um dossiê especial sobre "Desafios, tendências e pesquisas: roteiros audiovisuais".
Os textos trazem discussões que perpassam temas como o papel do roteirista, a prática do roteiro, narrativas infantis, dramaturgia e o impacto das plataformas de streaming no comportamento do consumidor, além de abordarem produções conhecidas como "La Casa de Papel", "O Retorno de Jedi", "Mulher Maravilha" e "Capitã Marvel".
Segundo a publicação, a narrativa seriada, embora exista desde o início da história do cinema e da televisão, deixou de ser um produto de entretenimento de menor valor, no século XXI, e passou a ter grande prestígio, revendo temáticas, personagens e estratégias estruturais inusitadas. Esse fenômeno cultural refletiu no conjunto dos artigos do dossiê temático "Desafios, tendências e pesquisas: roteiros audiovisuais".
"Nesse primeiro volume são apresentados dez artigos que demonstram o grau de importância do roteiro audiovisual no ecossistema em que se insere a narrativa audiovisual atual e as demandas sobre a produção de conhecimento a seu respeito. Além dos trabalhos do dossiê, a nova edição também apresenta seis artigos que discutem diferentes temas da comunicação e do audiovisual", relatam os organizadores.
Este primeiro volume foi organizado pelos coeditores temáticos Gláucia Davino, do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp - campus de São Paulo), João Massarolo, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, e Rosanne Welch, do Stephens College MFA in TV and Screenwriting.
Devido ao número significativo de artigos sobre a produção seriada e a relevância das pesquisas sobre roteiro, o tema será tratado em dois volumes, sendo o segundo publicado no próximo número da Revista GEMInIS.
A revista pode ser conferida na íntegra neste link.