Pesquisa investiga biotipo preferido de crianças na aprendizagem

Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Estudo na área de Psicologia convida crianças e responsáveis voluntários
Com quem crianças preferem aprender novas informações: pessoas com o biotipo magro ou gordo? Essa é a pergunta que norteia uma pesquisa de doutorado na área de Psicologia do desenvolvimento infantil, na UFSCar. Para a realização do estudo, estão sendo convidadas crianças de 3 e 4 anos acompanhadas por um responsável ou cuidador para participação de maneira remota.

A pesquisa, intitulada "Dois pesos, duas medidas: confiança seletiva e discriminação por peso em crianças pré-escolares", é desenvolvida por Ana Carolina Messias, com orientação da professora Débora de Hollanda Souza, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com o trabalho, a pesquisadora busca "uma forma de entender melhor sobre como crianças pré-escolares se relacionam com diferentes biotipos, um tema que está bastante relacionado com as questões de gênero [estudadas por ela no mestrado] e que ainda precisa ser mais bem explorado na psicologia do desenvolvimento infantil".

Além de ajudar a entender melhor os vieses de crianças muito pequenas, a pesquisa também pode "embasar futuros programas de intervenção para minimizar os estigmas em relação às pessoas gordas e possíveis consequências desses estigmas como, por exemplo: baixa autoestima, comportamentos pouco saudáveis para controlar o peso e depressão", explica Messias. 

O estudo, segundo a doutoranda, ganha maior relevância no atual cenário: "Vivemos em um momento em que a ciência e as informações de qualidade vêm perdendo espaço para notícias e informações falsas. Então, estudar os critérios utilizados por crianças pequenas na hora de consumir informações é um ponto de partida interessante no combate às fake news".

Como participar
Durante o trabalho, Ana Carolina Messias apresentará vídeos, histórias, figuras e fará perguntas às crianças. A participação tem duração aproximada de 30 minutos e será realizada de maneira remota. Mais informações podem ser encontradas neste vídeo.

Para manifestar interesse, o responsável deve entrar em contato diretamente com a pesquisadora pelo e-mail anacarolinamessias@rocketmail.com ou pelo telefone (16) 99189-5675 (também WhatsApp). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 28447120.8.0000.5504).
02/08/2021
9:00:00
10/08/2021
23:55:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante
Estudo na área de Psicologia convida crianças e responsáveis voluntários (Foto: Pixabay)
13968