Projeto Aflorar cria ações de Educação Ambiental em São Carlos

Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Em parceria com a UFSCar, entidades elaboram aplicativo, brinquedoteca, exposição itinerante e oficinas nas escolas
Um projeto original em São Carlos está unindo instituições e pessoas para criar e implantar espaços de Educação Ambiental, baseados em demandas da própria comunidade. Esse tem sido o caminho do Aflorar - Espaços Educadores, uma iniciativa da Fundação Educacional de São Carlos (Fesc) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP) e Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar.

Com base nessa metodologia e com foco na divulgação das bacias hidrográficas municipais, o projeto já planejou e iniciou quatro ações: oficinas de Educação Ambiental em escolas, desenvolvimento da visita virtual à Trilha da Natureza da UFSCar; atualização e promoção da exposição itinerante "São Carlos por suas bacias" promovida pelo CDCC/USP; e a estruturação de um espaço de brinquedoteca na Fesc.

"Para despertar o olhar e o interesse da população para as bacias hidrográficas locais, buscamos levar os produtos construídos no Aflorar a diferentes públicos - comunidade escolar, visitantes do próprio CDCC, público da universidade e a terceira idade que frequenta a Fesc", destaca Sonia Buck, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordenadora do Aflorar. Confira a seguir as iniciativas em andamento.

- Oficinas nas escolas
São desenvolvidas junto com professores de duas escolas municipais de Educação Básica e seus estudantes. No total, são 10 oficinas com atividades sobre como implantar uma pequena horta e sobre a relação com a produção de alimento orgânico, o cuidado com a terra, a importância da infiltração da água de chuva no solo, a manutenção do equilíbrio da horta e das matas que protegem os rios, entre outros temas da conservação. Resíduos sólidos e o impacto deles na área das bacias hidrográficas do entorno das escolas, bem como formas de cuidar da biodiversidade nessas microbacias também são abordados.
Quando: Em andamento
Onde: Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Dalila Galli e Emeb Angelina Dagnone.

- Visita virtual à Trilha da Natureza da UFSCar 
Por meio de um aplicativo, será disponibilizado um trajeto a ser percorrido virtualmente pelas pessoas ao longo da trilha da Natureza do Cerrado da UFSCar, estruturada há 29 anos. O percurso virtual contará com um mapa, fotos de ambientes e informações a respeito da vegetação e de animais locais. As informações sobre o Cerrado, seus potenciais e suas fragilidades serão veiculadas, de forma breve, ao longo da trilha. O aplicativo BoRa está sendo projetado pela Fubá - Educação Ambiental, uma startup socioambiental que desenvolve ações e produtos relacionados a Educação Ambiental, em parceria com a equipe dos projetos Trilha da Natureza da UFSCar e Aflorar.
Quando: previsão de inauguração em setembro, por ocasião das comemorações do Dia do Cerrado (11 de setembro).

- Exposição itinerante "São Carlos por suas bacias" 
Promovida desde 2018 pelo CDCC/USP, instituição que há mais de 30 anos promove divulgação científica, a exposição teve a construção de mapas atualizados e descrição de características atuais, e ainda conta com maquetes do município e das bacias hidrográficas locais, além de painéis com informações sobre as bacias hidrográficas e a biodiversidade local. A exposição será itinerante e percorrerá diversos pontos de São Carlos.
Quando: previsão para dezembro de 2021 
Onde: Sede do CDCC/USP (Rua 13 de maio, n1.227, Centro, São Carlos)

- Brinquedoteca na Fesc Vila Nery
Integrada à área da biblioteca da Fesc, está sendo construída uma brinquedoteca, um espaço lúdico e educativo reservado para o público infantil, com livros infantis que focam o Cerrado, a Mata Atlântica e a natureza, jogos educativos, um tapete aconchegante para que as crianças possam usufruir em companhia de seus avós, que geralmente frequentam a Fundação para cursos, aulas de práticas corporais e exercícios físicos. 
Quando: previsão de inauguração em janeiro de 2022
Onde: Fesc Vila Nery (Rua São Sebastião, 2.828, Vila Nery, São Carlos)

Aflorando parcerias - o início
As reuniões oficiais com a equipe completa do projeto Aflorar tiveram início em janeiro deste ano, "sem contar os meses de planejamento, no ano anterior, pela Fesc, instituições e parceiros em contato com o Comitê de Bacia e o Fehidro [Fundo Estadual de Recursos Hídricos]", destacam os organizadores.

A fim de criar e implantar as ações, o grupo realizou um Diagnóstico Socioambiental participativo. Para isso, foram identificadas as instituições atuantes nas microbacias de estudo - escolas, associações de bairro, associações ambientalistas e ONGs, coletivos e, também, pessoas que, individualmente, promovem ações de educação ambiental em São Carlos. "Juntos, produzimos e sistematizamos um questionário para levantar os projetos na área de meio ambiente e educação ambiental existentes no município", conta a equipe do Aflorar. Ainda como parte do diagnóstico, foi elaborado um segundo questionário, de percepção ambiental, com o objetivo de incluir o aspecto humano e subjetivo dos são-carlenses.

Todas essas informações sobre o Diagnóstico Socioambiental, bem como o andamento das demais atividades do projeto Aflorar foram apresentados no Encontro de Integração, promovido nos dias 22 e 25 de junho. O evento contou com a presença de 48 participantes das seguintes instituições: Emeb Angelina Dagnone de Melo; Emeb Dalila Galli; EE Attilia Prado Margarido; EE Bento da Silva César; Associação Veracidade; Fubá - Educação Ambiental e Criatividade; Projeto Pomares Urbanos; Grupo de Estudos e Intervenções SocioAmbientais (Geisa) da USP São Carlos; Grupo Escoteiro de São Carlos; Fórum de Associações de Moradores de São Carlos; e Fesc. A programação incorporou, além dos resultados, a apresentação das ações de escolas e instituições que participaram do diagnóstico, permitindo momentos de integração, troca de saberes e de experiências entre as pessoas presentes. 

Mais informações
Mais informações sobre o projeto Aflorar - Espaços Educadores estão disponíveis no Instagram (@projetoaflorar.fesc). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail aflorar@fesc.saocarlos.sp.gov.br.
23/08/2021
8:30:00
23/08/2021
23:55:00
Denise Britto
Sim
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Parceiros do projeto elaboram aplicativo, brinquedoteca, exposição e oficinas (Imagem: Reprodução)
14038