Graduandos da Computação da UFSCar integram startup
Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Empresa oferece plataforma que auxilia na busca de influencers
Graduandos do curso de Ciência da Computação da UFSCar integram startup que lançou uma plataforma que auxilia na busca de influencers nas redes sociais. A PIMBELL foi criada a partir da união de conhecimento e experiências vivenciadas por cinco estudantes. O desenvolvedor Marcelo Bertier e o gestor de marketing Alvaro Magalhães são da UFSCar. Também participam o gestor de comunicação Bruno De Pieri e o gestor financeiro Victor De Pieri, estudantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o gestor jurídico Osvaldo Caetano, formado em Direito pela Universidade Mackenzie.
A ideia de criação da empresa surgiu a partir da identificação de falta no mercado de uma plataforma ou portal que fizesse o mapeamento dos influencers digitais por categorias e localidade, segmento que cresceu nos últimos anos. "A ideia da PIMBELL é centralizar os dados dos influencers, a princípio em nível nacional e, posteriormente, pretendemos ampliar para outros países. Atualmente, temos aproximadamente dois mil criadores de conteúdo cadastrados na plataforma", explicou Magalhães. Por meio da segmentação de influencers por categoria e localização, assessorias e patrocinadores podem encontrar com maior facilidade esse público.
"Assim como a UFSCar, temos como objetivo de nossa missão pessoal a melhora na qualidade de vida das pessoas, bem como colaborar com o desenvolvimento socioeconômico do país. Ter oportunidade de estudar em uma instituição de ensino pública e de excelência como a UFSCar nos faz refletir sobre como podemos colaborar para que esse objetivo se concretize", afirmou Magalhães.
O integrante da startup destaca que a UFSCar foi diretamente responsável por prover os conhecimentos de excelência utilizados na construção, manutenção e crescimento da empresa: "Estudar no Departamento de Computação (DC) da UFSCar também permitiu a construção de uma sólida rede de contados (networking) que é fundamental para expandir os horizontes da empresa. Além disso, foi na UFSCar que tivemos contato com atividades extracurriculares desde Empresa Júnior, Atlética e Semana Acadêmica, oportunidades ímpares que só foram possíveis serem concretizadas com o auxílio da Universidade".
Para Magalhães, os conhecimentos adquiridos com os docentes da Universidade foram de suma importância para a construção da ferramenta que disponibilizaram ao mercado. "Tanto eu quanto o Marcelo, tivemos os primeiros contatos com programação e algoritmos no DC. Além disso, tivemos um conhecimento prévio em Banco de Dados, Engenharia de Software, disciplinas que ajudaram a aprimorar os códigos, como PAA (Programação e Análise de Algoritmos). Somando todos esses fatores, foi possível lançar um MVP da PIMBELL e fazendo os ajustes posteriormente. Somos muito gratos por todo conhecimento adquirido no DC/UFSCar. Um ponto a ressaltar é que, como base do curso, tivemos que cursar disciplinas em áreas correlatas, como Economia, Sociologia, Comunicação e Expressão, Administração de Empresas, Teoria das Organizações, entre outras, que também foram fundamentais para montarmos o escopo da nossa empresa", finalizou.
A ideia de criação da empresa surgiu a partir da identificação de falta no mercado de uma plataforma ou portal que fizesse o mapeamento dos influencers digitais por categorias e localidade, segmento que cresceu nos últimos anos. "A ideia da PIMBELL é centralizar os dados dos influencers, a princípio em nível nacional e, posteriormente, pretendemos ampliar para outros países. Atualmente, temos aproximadamente dois mil criadores de conteúdo cadastrados na plataforma", explicou Magalhães. Por meio da segmentação de influencers por categoria e localização, assessorias e patrocinadores podem encontrar com maior facilidade esse público.
"Assim como a UFSCar, temos como objetivo de nossa missão pessoal a melhora na qualidade de vida das pessoas, bem como colaborar com o desenvolvimento socioeconômico do país. Ter oportunidade de estudar em uma instituição de ensino pública e de excelência como a UFSCar nos faz refletir sobre como podemos colaborar para que esse objetivo se concretize", afirmou Magalhães.
O integrante da startup destaca que a UFSCar foi diretamente responsável por prover os conhecimentos de excelência utilizados na construção, manutenção e crescimento da empresa: "Estudar no Departamento de Computação (DC) da UFSCar também permitiu a construção de uma sólida rede de contados (networking) que é fundamental para expandir os horizontes da empresa. Além disso, foi na UFSCar que tivemos contato com atividades extracurriculares desde Empresa Júnior, Atlética e Semana Acadêmica, oportunidades ímpares que só foram possíveis serem concretizadas com o auxílio da Universidade".
Para Magalhães, os conhecimentos adquiridos com os docentes da Universidade foram de suma importância para a construção da ferramenta que disponibilizaram ao mercado. "Tanto eu quanto o Marcelo, tivemos os primeiros contatos com programação e algoritmos no DC. Além disso, tivemos um conhecimento prévio em Banco de Dados, Engenharia de Software, disciplinas que ajudaram a aprimorar os códigos, como PAA (Programação e Análise de Algoritmos). Somando todos esses fatores, foi possível lançar um MVP da PIMBELL e fazendo os ajustes posteriormente. Somos muito gratos por todo conhecimento adquirido no DC/UFSCar. Um ponto a ressaltar é que, como base do curso, tivemos que cursar disciplinas em áreas correlatas, como Economia, Sociologia, Comunicação e Expressão, Administração de Empresas, Teoria das Organizações, entre outras, que também foram fundamentais para montarmos o escopo da nossa empresa", finalizou.
25/08/2021
13:00:00
08/09/2021
23:59:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
(Da esq. para dir.) Victor, Alvaro, Marcelo e Bruno. (Foto: Divulgação)
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