Projeto #Casalibras anuncia ganhadores de campeonato em Libras

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Anúncio do vídeo vencedor que reconta uma canção infantil em Libras será feito em live aberta ao público

No dia 29 de outubro, a UFSCar realiza, das 14h às 16h30, pelo canal do programa de pesquisa e extensão #CasaLibras no YouTube, um bate-papo com escolas municipais bilíngues cujos estudantes participaram do concurso literário em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que propôs a releitura, em vídeo, da canção infantil "Expressões e sentimentos em Libras". Na live, será feito o anúncio dos ganhadores. 

A atividade faz parte das ações do programa "#CasaLibras: Programa educativo de atenção bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) virtual a crianças surdas", do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, no "Setembro Azul", um momento de comemorar as lutas e relembrar a história e vivências surdas, e também celebra o Mês da Criança. Nesse contexto, o #CasaLibras convidou crianças surdas ou ouvintes para participarem de um campeonato virtual de literatura em Libras. A proposta foi que as crianças produzissem um vídeo recontando a música "As expressões faciais dos sentimentos", produzida em Libras por Wilson Santos, surdo, formado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e que conta várias poesias e histórias em língua de sinais.

Rafael Miguel, docente bilíngue de surdos na EPG Crispiniano Soares, uma escola regular com classe bilíngue de surdos em Guarulhos, SP, comentou: "Você não faz ideia o quanto foi legal fazer esse trabalho com os alunos, e olha que eu acompanho o trabalho do Wilson, mas eu não tinha visto a sinalização dessa canção dele".

Participaram da brincadeira crianças surdas e ouvintes, com fluência em Libras, com até 12 anos, de todo o Brasil. "Como tivemos muitos vídeos, selecionamos os nove melhores e separamos os vencedores em categorias diferentes. Estamos fechando as apurações. Mas no dia 29/10 teremos a participação de dois professores de escolas públicas contando como foi produzir a atividade com seus alunos surdos na escola", explica a docente do DPsi da UFSCar, Vanessa Regina de Oliveira Martins, coordenadora do programa #CasaLibras e do curso de graduação em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP) da UFSCar. 

O projeto #CasaLibras nasceu na pandemia como forma de produção de entretenimento e conteúdo didático em apoio às crianças surdas, suas famílias e às escolas no isolamento social. Mais informações estão no canal do projeto #CasaLibras no YouTube. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail casalibras@ufscar.br. Confira o cartaz do evento.

18/10/2021
8:00:00
22/10/2021
23:55:00
Denise Britto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Foreign Visitor, Visitante, Pesquisador
Aluna assiste ao vídeo de instruções para participar de concurso (Foto: Divulgação)
14188