Pesquisa investiga mudanças causadas pela pandemia e impacto na saúde

Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Estudo também avalia como cultura e meios digitais interferem nessa reinvenção do dia a dia
A pandemia de Covid-19 causou e ainda vem causando inúmeros impactos para o dia a dia de diferentes pessoas nos seus mais diversos contextos - trabalho, vida pessoal, lazer/socialização, autocuidado, dentre outros. A adaptação e a reinvenção de suas atividades e modos de viver foram necessárias nesse novo cenário e trouxeram mudanças na vida cotidiana e diferentes hábitos. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Sesc-SP, com participação de docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pretende produzir um mapeamento dessas reinvenções na interface entre Saúde e Cultura na pandemia. Interessados em colaborar com esta pesquisa podem responder um questionário online que proporciona uma trilha reflexiva ao participante, na companhia de artistas que enriquecem a experiência de participação.

Em linhas gerais, os objetivos do estudo são investigar como as pessoas têm reinventado sua vida cotidiana para lidar com os impactos da pandemia e, nesse contexto, conseguir produzir saúde, e compreender de que modo a cultura e o mundo digital participam dessa reinvenção do cotidiano e das novas estratégias de se produzir saúde em tempos de pandemia. De acordo com Sabrina Ferigato, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, que colabora na pesquisa como parte de seu pós-doutorado na USP, a importância do estudo consiste na produção de um amplo mapeamento da interface entre saúde e cultura na pandemia, a partir da sistematização e análise das mudanças que esse cenário imprimiu na vida cotidiana, com ênfase em hábitos culturais, digitais e de saúde.

Participação
Para realizar o estudo, estão sendo convidadas pessoas maiores de 18 anos que deverão responder um questionário, que oferece uma experiência diferente aos participantes - uma trilha reflexiva sobre a vivência pandêmica, acompanhada de artistas que trazem um diferencial comunicacional e conceitual da pesquisa.

Os artistas convidados para a experiência são Rita Von Hunty, Rael da Rima, Adriana Couto e Pascoal da Conceição. À medida que os voluntários vão avançando nas respostas, os artistas aparecem em vídeo e acompanham todo o percurso da participação. "Com os diferentes perfis de artistas, procuramos também produzir a identificação com diferentes públicos, abrangendo a potência de pluralidade e diversidade dos participantes", afirma Ferigato. 

Interessados podem responder o questionário por meio de diferentes links, de acordo com o artista escolhido:
https://pesqsesc.net/survey/index.php/789287/acp/1 (Rita);
https://pesqsesc.net/survey/index.php/789287/acp/3 (Rael);
https://pesqsesc.net/survey/index.php/789287/acp/2 (Adriana); e
https://pesqsesc.net/survey/index.php/789287/acp/4 (Paschoal).

Por ser tratar de uma trilha reflexiva, o tempo demandado para responder o questionário é entre 30 e 50 minutos.

A pesquisa é coordenada por Ricardo Rodrigues Teixeira (USP); tem colaboração de Sabrina Ferigato, do DTO da UFSCar e de Rogério da Costa (PUCSP); além dos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc-SP - Jair de Souza Moreira Júnior, Rosana Catelli, Giovanna Togashi e Andresa Caravage.
25/10/2021
10:00:00
08/11/2021
23:55:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA
Artistas convidados atuam na trilha reflexiva do questionário (Foto: Divulgação)
14206