Brasil e Reino Unido debatem "Conhecimento sobre Linguagem" na escola
Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Evento online promovido pela UFSCar está com inscrições abertas
A aplicação do "Conhecimento sobre Linguagem" - Knowledge About Language (KAL) - nas escolas é um importante caminho para o desenvolvimento científico e cultural, pois abre novas perspectivas aos estudantes, levando-os a um conhecimento mais abrangente sobre vários aspectos das línguas e das linguagens. Para compartilhar o que tem sido realizado nas escolas nesse sentido, pesquisadores do Brasil e do Reino Unido se reunirão remotamente em um evento internacional, em dezembro de 2021. No "Colloquium on Knowledge about Language in schools: perspectives from Brazil and the UK", que será promovido online pela UFSCar, serão apresentados trabalhos organizados em três eixos: Curriculum; Olimpíadas; e Lingua(gen)s, as humanidades e as ciências.
Em Curriculum, o foco são as tensões entre abordagens tradicionais e KAL; os conceitos e práticas em políticas curriculares; e a preparação dos professores para ensinar KAL. Em Olimpíadas, será abordada a experiência de introdução da Olimpíada de Linguística e suas influências na educação, e ainda como aumentar o envolvimento de escolas e estudantes. Por fim, no eixo Lingua(gen)s, as humanidades e as ciências, serão apresentadas reflexões sobre como o KAL pode ajudar os estudantes aumentando suas habilidades em: aprendizagem de segunda língua e linguagens artificiais; linguagem matemática; e transferência do conhecimento da linguística para outras ciências.
O painel de abertura contará com a presença de convidados especiais: Richard ('Dick') Hudson, professor Emérito de Linguística da University College London, e Marcus Maia, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual presidente da Sociedade Internacional de Psicolinguística Aplicada. Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até a data do Colóquio, em 10 de dezembro. O evento é gratuito. Mais informações, como a programação geral, estão disponíveis em www.languageinschools.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eduling@ufscar.br.
Em Curriculum, o foco são as tensões entre abordagens tradicionais e KAL; os conceitos e práticas em políticas curriculares; e a preparação dos professores para ensinar KAL. Em Olimpíadas, será abordada a experiência de introdução da Olimpíada de Linguística e suas influências na educação, e ainda como aumentar o envolvimento de escolas e estudantes. Por fim, no eixo Lingua(gen)s, as humanidades e as ciências, serão apresentadas reflexões sobre como o KAL pode ajudar os estudantes aumentando suas habilidades em: aprendizagem de segunda língua e linguagens artificiais; linguagem matemática; e transferência do conhecimento da linguística para outras ciências.
O painel de abertura contará com a presença de convidados especiais: Richard ('Dick') Hudson, professor Emérito de Linguística da University College London, e Marcus Maia, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual presidente da Sociedade Internacional de Psicolinguística Aplicada. Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até a data do Colóquio, em 10 de dezembro. O evento é gratuito. Mais informações, como a programação geral, estão disponíveis em www.languageinschools.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eduling@ufscar.br.
08/11/2021
13:00:00
22/11/2021
23:55:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Pesquisadores do Brasil e do Reino Unido se reúnem para debater educação. (Imagem: Divulgação)
14227