Debate em 7/2 aborda disponibilidade e gestão sustentável da água
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) com os quais 193 países, incluindo o Brasil, se comprometeram em 2015, no âmbito da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para conhecer melhor os desafios envolvidos em cada uma das metas do ODS 6 - Água potável e saneamento e, principalmente, como a produção de conhecimento científico pode contribuir para a sua concretização, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) e o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar realizam no dia 7 de fevereiro evento na série Convergências, com o tema "Conservação e uso sustentável da água".
Com mediação da jornalista Mariana Pezzo, Diretora do ICC, e comentários de Pedro Fadini, Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar, esta primeira edição de Convergências em 2022 receberá Alexandre Camargo Martensen, docente no Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, e Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, do Departamento de Engenharia Civil. Com isso, pretende-se tratar dos múltiplos aspectos envolvidos na temática, desde a gestão de recursos hídricos no ambiente urbano até a proteção de ecossistemas relacionados com a água, passando pela redução de poluição e contaminação e a redução de águas residuais não tratadas. Além disso, deverão ser abordadas as relações com outros ODS, especialmente o de cidades e comunidades sustentáveis.
Alexandre Martensen, biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia, é coordenador do Núcleo de Estudos em Ecologia Espacial e Desenvolvimento Sustentável (NEEDS), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm). Trabalha na interface entre Ecologia de Paisagens e Biologia da Conservação com vistas a aliar desenvolvimento social à conservação do meio ambiente e, atualmente, desenvolve pesquisa na região do Alto Paranapanema, em São Paulo, avaliando a eficiência de áreas regeneradas de Mata Atlântica na restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.
Bernardo Teixeira, engenheiro civil com mestrado e doutorado na mesma área, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) e é um dos líderes do grupo de pesquisa Sustentabilidade Urbana e Regional. Atua nas áreas de Saneamento Básico e Ambiental, com trabalhos relacionados à drenagem urbana e ao aproveitamento de água pluvial, ao tratamento de esgoto e resíduos sólidos, indicadores de sustentabilidade e à resiliência hídrica urbana, dentre outros.
O Pró-Reitor de Pesquisa também tem pesquisas na temática do encontro, em sua atuação no Departamento de Química (DQ) e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar. Pedro Fadini desenvolve projetos relacionados a contaminantes emergentes e tratamento de esgotos, sendo um dos coordenadores do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental do DQ.
O debate acontece a partir das 17 horas, nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube, com possibilidade de participação do público através do envio de questões nos comentários. Mais informações pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br.