Inscrições abertas para curso sobre Abordagem Pedagógica de Emmi Pikler
Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Aulas da formação introdutória, ofertada pela UFSCar, acontecem em abril
Estão abertas as inscrições para o 1° Módulo de Formação Introdutória Online "Conhecer a Abordagem Pikler: Aproximando das Ideias Pedagógicas", ofertado pela UFSCar. Com dois encontros e estudo de materiais indicados, o curso, que acontece entre os dias 1 e 8 de abril, apresenta a abordagem a partir de alguns de seus conceitos.
Dentre outros temas, são tratados o contexto histórico da pensadora Emmi Pikler, sua atuação como educadora na primeira infância, além de práticas educativas colaborativas e inspiradoras. A pedagoga defendia uma motricidade livre e afirmava que tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma não apenas é inútil, mas também prejudicial. Para Pikler, um bebê com liberdade no processo de aprendizado pode explorar posturas, experimentar o seu corpo, repetir e retomar um movimento quantas vezes necessitar e quiser.
Professores da educação infantil, especialmente de 0 a 3 anos, além de mães, pais, psicólogos, pediatras e outros profissionais que atuam ou pretendem atuar com bebês e crianças pequenas podem participar. Os interessados podem se inscrever pelo site www.abordagempikler22.faiufscar.com. Na página, há informações como carga horária, datas, valores de investimento, dentre outras.
Esse é o primeiro módulo de um total de três. No segundo, é abordado o vínculo, o movimento e a autonomia. Já no terceiro, é apresentado o cotidiano de uma educação infantil inspirada em Pikler. Para esses módulos, as inscrições estarão abertas em breve. O curso é realizado pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ufscar.cfei@gmail.com.
Dentre outros temas, são tratados o contexto histórico da pensadora Emmi Pikler, sua atuação como educadora na primeira infância, além de práticas educativas colaborativas e inspiradoras. A pedagoga defendia uma motricidade livre e afirmava que tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma não apenas é inútil, mas também prejudicial. Para Pikler, um bebê com liberdade no processo de aprendizado pode explorar posturas, experimentar o seu corpo, repetir e retomar um movimento quantas vezes necessitar e quiser.
Professores da educação infantil, especialmente de 0 a 3 anos, além de mães, pais, psicólogos, pediatras e outros profissionais que atuam ou pretendem atuar com bebês e crianças pequenas podem participar. Os interessados podem se inscrever pelo site www.abordagempikler22.faiufscar.com. Na página, há informações como carga horária, datas, valores de investimento, dentre outras.
Esse é o primeiro módulo de um total de três. No segundo, é abordado o vínculo, o movimento e a autonomia. Já no terceiro, é apresentado o cotidiano de uma educação infantil inspirada em Pikler. Para esses módulos, as inscrições estarão abertas em breve. O curso é realizado pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ufscar.cfei@gmail.com.
18/02/2022
13:00:00
11/03/2022
23:55:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
UFSCar recebe inscrições para curso sobre Abordagem Pedagógica de Emmi Pikler. Imagem: Divulgação
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