Pesquisa da Psicologia avalia percepção das pessoas que fazem terapia

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Estudo busca voluntários que estejam em análise para participação online

Um estudo na área da Psicologia da UFSCar está buscando avaliar a percepção de pessoas que estão há mais tempo em terapia e o papel que esta ocupa em suas vidas. Para isso, convida participantes que estejam em análise há pelo menos cinco anos.

A pesquisa de iniciação cientifica, intitulada "A percepção do paciente de análise interminável sobre o papel desta em sua vida", está sendo desenvolvida por Ana Carolina Baldan Nunes, graduanda do curso de Psicologia da UFSCar, sob orientação da professora Taís Bleicher, do Departamento de Psicologia (DPsi). 

"Estou interessada no porquê de as pessoas procurarem análise e por que elas ficam nela. É uma pesquisa qualitativa; dessa forma, não busco evidências sobre a efetividade da terapia, defender a terapia ou algo nesse sentido, mas sim o discurso que as pessoas que estão em análise possuem sobre ela", detalha a pesquisadora responsável. 

Pode participar da pesquisa qualquer pessoa que faz terapia (atendimento com abordagem psicanalítica) há cinco anos ou mais. A participação é online e consiste em responder um formulário de 15 minutos e uma entrevista online de cerca de 50 minutos relacionada à percepção da pessoa sobre a terapia. O sigilo é assegurado.

Os interessados devem preencher o formulário online, disponível no link https://bit.ly/3HVQwiU, onde constam mais informações sobre a participação no estudo. Dúvidas podem ser encaminhadas para a pesquisadora Ana Carolina Baldan Nunes pelo e-mail anabaldan@estudante.ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 50826421.8.0000.5504).

23/02/2022
11:00:00
18/03/2022
23:55:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Foreign Visitor, Visitante, Pesquisador
Estudo busca voluntários que estejam em análise para participação online (Foto: Pixabay)
14456