UFSCar realiza formatura da segunda turma de Residência Médica
Ontem, dia 24 de fevereiro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou evento de encerramento da segunda turma da Residência em Clínica Médica, que teve início em 2020. Os quatro médicos residentes receberam a certificação de conclusão que lhes conferiu o título de Especialistas em Clínica Médica. Além dos residentes, o evento teve a participação da Vice-Reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis; da Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia; da Coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) da UFSCar, Silvana Chachá; do Gerente de Ensino de Pesquisa do HU, Tiago Russo; e da Coordenadora do Programa de Residência Médica em Clínica Médica da UFSCar, Alice de Queiroz Miguel.
A Vice-Reitora da UFSCar parabenizou os residentes pela conquista e evidenciou a importância do momento para o curso de Medicina da Universidade e para os estudantes, pela contribuição profissional que irão desempenhar para a rede de saúde em prol da saúde da população. "É com alegria que participo deste momento tão significativo para a carreira de vocês. Agradeço por terem escolhido e confiado na UFSCar para esta formação profissional de alta qualidade", disse Dutra dos Reis.
Para Tiago Russo, a conclusão dessa turma é um grande orgulho para a Instituição. "Há um trabalho árduo e articulado entre docentes da UFSCar, preceptores do HU-UFSCar e gestores para garantir a qualidade na formação de nossos médicos. O Hospital, juntamente à Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, reafirma o comprometimento em apoiar as comissões de residências para o crescimento das residências médicas e multiprofissionais na UFSCar, focando na qualidade do ensino e humanização do cuidado", aponta.
O Programa de Residência Médica da UFSCar foi planejado para o treinamento em serviço nos três níveis de atenção à saúde, no qual o médico em treinamento adquire vivências e habilidades para cuidar de pacientes clínicos, conquistando independência e responsabilidade de forma progressiva. A maior parte das atividades é realizada no HU e alguns estágios ocorrem em serviços parceiros, sempre sob supervisão qualificada e integral, garantindo o cuidado seguro e eficaz ao paciente, bem como o adequado desenvolvimento técnico e humano, em ambiente pautado por diretrizes éticas e científicas. A duração do curso é de dois anos e foram ofertadas bolsas de residência concedidas pelo Ministério da Educação.
Silvana Chachá, Coordenadora da Coreme da UFSCar, destaca que a formatura dessa segunda turma certifica a implantação do Programa que recebe atenção especial de toda a equipe que o compõe. "Da mesma forma que acontece com os serviços oferecidos pelo Hospital Universitário da UFSCar, o Programa de Residência Médica tende a se desenvolver cada vez mais e a crescer, não somente em números, mas em qualidade, em direção à excelência", afirma. Ela reforça que vários processos têm acontecido dentro da Universidade para a melhoria do desenvolvimento das Residências Médicas e reconhece o apoio da Reitoria da Instituição e de todos os setores e profissionais envolvidos nesse trabalho.
Clínica Médica
Essa especialidade médica é dedicada ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de adultos. O médico especialista nessa área atua em um amplo e abrangente espectro de cuidados no processo saúde-doença, sendo reconhecido como especialista em diagnóstico, tratamento de doenças crônicas e em promoção da saúde e prevenção de doenças, não estando limitado a um tipo específico de problema médico ou sistema. A conclusão da residência em Clínica Médica permite ao profissional a atuação como internista e a formação em outras especialidades clínicas que têm a Clínica Médica como pré-requisito.
Novas Turmas
A próxima turma do Programa de Residência Médica da UFSCar tem início no mês de março. Os processos seletivos para ingresso são anuais por meio do concurso nacional promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).