Empresa júnior promove ações com agentes de endemias de São Carlos

São Carlos
Projeto atende demanda da Prefeitura Municipal voltada para a saúde e bem-estar dos servidores
Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) que atuam na cidade de São Carlos estão participando de uma série de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar. A ação, ofertada a cerca de 40 servidores, é realizada por meio de uma parceria entre a Empresa Júnior de Terapia Ocupacional (TaTO Jr.) da UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC), por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas.

Luciana Agnelli, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e orientadora da empresa júnior desde a sua fundação, conta que a proposta do projeto surgiu a partir de uma demanda apresentada pela Prefeitura no âmbito do Programa Bem-Estar e Saúde do Servidor. A TaTO Jr. já havia participado da oferta do Programa em 2021, com outros grupos de servidores municipais. O projeto atual envolve ações teóricas e práticas de educação em saúde destinadas ao grupo de profissionais que atua na vigilância e no controle de doenças endêmicas, realizando visitas e vistorias em diferentes locais na cidade e promovendo campanhas de prevenção e alerta à população. "Esse grupo tem uma rotina de trabalho difícil. Eles andam bastante, ficam expostos ao sol e lidam com imprevistos diversos no território", relata a professora da UFSCar. Luciana Agnelli explica também que "foi a partir da compreensão da dinâmica de trabalho dos servidores que a equipe da TaTO Jr elaborou o projeto, cujas atividades estão voltadas para a promoção do autocuidado, especialmente os cuidados com o corpo, uma das principais demandas apresentadas pelo grupo de participantes". 

A ação da empresa júnior de Terapia Ocupacional teve início no dia 23 de setembro, em que a parte teórica abordou a importância do autocuidado; características do sistema musculoesquelético e práticas corporais de promoção de saúde e bem-estar. Nesse primeiro encontro, também foi oferecida uma Oficina de Automassagem, que poderá ser relembrada e reproduzida pelos participantes em casa, com o auxílio de vídeos de demonstração que a equipe preparou.

O segundo encontro, que aconteceu no dia 30 de setembro, tratou da importância de conhecer e preparar o corpo para o esforço que o trabalho exige. Foram apresentadas informações sobre os principais acometimentos físicos vivenciados por eles; orientações para prevenir e/ou minimizar dores, tensões musculares e lesões; sendo realizada também uma Oficina de Alongamentos. As atividades estão sendo desenvolvidas no campus I da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, e o projeto terá duração até o final do mês de novembro. "Os servidores estão envolvidos e participativos nas atividades; e o trabalho está sendo muito gratificante. Acreditamos que essa ação será importante para a qualidade de vida desses profissionais", descreve Gabriele Barbosa Santos, estudante do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e atual presidente da TaTO Jr.

TaTO Jr.
A empresa júnior de Terapia Ocupacional da UFSCar foi fundada em 2018 e presta serviços de consultoria, assessoramento, capacitação e/ou desenvolvimento, relacionados à Terapia Ocupacional (TO), com projetos em andamento nas áreas de acessibilidade, inclusão escolar, tecnologia assistiva, autocuidado, saúde do trabalhador, além da organização de eventos e de outros produtos elaborados a partir das necessidades dos clientes. De acordo com a meta e visão da empresa, pretende-se divulgar e ampliar as ações da TO, de forma a gerar mudanças na comunidade, ao mesmo tempo em que se criam oportunidades para a experimentação da prática profissional e de gestão para os estudantes de graduação, favorecendo também o empreendedorismo universitário. Os estudantes são os protagonistas dos planos e ações, amparados pela orientação direta de um docente. Interessados podem fazer contato com pelo e-mail tatojrufscar@gmail.com.
03/10/2022
10:00:00
24/10/2022
23:55:00
Gisele Bicaletto
Sim
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Oficina prática de automassagem realizada com os agentes (Foto: TaTO Jr.)
14971