Curso aborda práticas e metodologias da Educação Bilíngue para surdos
Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Formação é online, gratuita e acontece de 10 de outubro a 4 de novembro
Estão abertas as inscrições, de 7 a 10 de outubro, para o curso de extensão "Práticas e metodologia do Letramento Visual no ensino de Português como L2". O curso irá apresentar alguns recursos e materiais didáticos, pensados e elaborados para o ensino do Português como segunda língua para alunos surdos da rede básica de educação. A proposta é compartilhar novas ideias e estratégias que estabeleçam sentido e criem um contexto em relação aos conteúdos exigidos na escola regular brasileira.
A formação é destinada a profissionais da educação de surdos, para proporcionar a troca de experiências e diálogos em relação aos desafios e inúmeras possibilidades de atuação no ensino e aprendizagem de crianças surdas.
As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico, disponível em https://bit.ly/3M8HrXb. O curso terá duração de 3 semanas e será dividido em três etapas: de 10 a 24 de outubro - fórum e interação online (assíncrono, pela plataforma Google Classroom); dia 25 de outubro - apresentação dos materiais didáticos e propostas de atividades bilíngues (aula síncrona e online); de 26 de outubro a 4 de novembro - avaliação e feedback final, via preenchimento de uma questionário (Google form) e compartilhamento dos materiais apresentados no curso.
Ao final do curso, o inscrito receberá automaticamente (após preenchimento do formulário de avaliação) o certificado de participação, com carga horária de 120 horas, em parceria com a UFSCar e com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
O curso será ministrado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar, Talita Nabas, professora surda oralizada, especialista em Educação Especial com foco em surdez, atuante na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (Emebs) Neusa Bassetto, no município de São Paulo, professora de Língua Portuguesa como segunda Língua (L2) no contexto bilíngue, integrante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS/INES), e que atualmente pesquisa e elabora materiais bilíngues voltados ao uso do letramento visual e dos diversos recursos visuais e tecnológicos no ensino de Português Língua Segunda (PL2).
Durante o curso, será solicitado, por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a participação dos inscritos na pesquisa de mestrado da professora Talita Nabas. Sendo assim, após a apresentação dos materiais por ela produzidos, os inscritos serão convidados a validar e contribuir em relação ao uso e aplicabilidade do material proposto, por meio de um questionário. Além disso, após a participação na pesquisa, serão ofertados alguns modelos de materiais bilíngues já usados nas aulas de PL2 nos níveis do fundamental I e II no contexto de escola bilíngue para surdos.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a professora Talita Nabas pelo e-mail talita.nabas@estudante.ufscar.br.
A formação é destinada a profissionais da educação de surdos, para proporcionar a troca de experiências e diálogos em relação aos desafios e inúmeras possibilidades de atuação no ensino e aprendizagem de crianças surdas.
As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico, disponível em https://bit.ly/3M8HrXb. O curso terá duração de 3 semanas e será dividido em três etapas: de 10 a 24 de outubro - fórum e interação online (assíncrono, pela plataforma Google Classroom); dia 25 de outubro - apresentação dos materiais didáticos e propostas de atividades bilíngues (aula síncrona e online); de 26 de outubro a 4 de novembro - avaliação e feedback final, via preenchimento de uma questionário (Google form) e compartilhamento dos materiais apresentados no curso.
Ao final do curso, o inscrito receberá automaticamente (após preenchimento do formulário de avaliação) o certificado de participação, com carga horária de 120 horas, em parceria com a UFSCar e com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
O curso será ministrado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar, Talita Nabas, professora surda oralizada, especialista em Educação Especial com foco em surdez, atuante na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (Emebs) Neusa Bassetto, no município de São Paulo, professora de Língua Portuguesa como segunda Língua (L2) no contexto bilíngue, integrante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS/INES), e que atualmente pesquisa e elabora materiais bilíngues voltados ao uso do letramento visual e dos diversos recursos visuais e tecnológicos no ensino de Português Língua Segunda (PL2).
Durante o curso, será solicitado, por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a participação dos inscritos na pesquisa de mestrado da professora Talita Nabas. Sendo assim, após a apresentação dos materiais por ela produzidos, os inscritos serão convidados a validar e contribuir em relação ao uso e aplicabilidade do material proposto, por meio de um questionário. Além disso, após a participação na pesquisa, serão ofertados alguns modelos de materiais bilíngues já usados nas aulas de PL2 nos níveis do fundamental I e II no contexto de escola bilíngue para surdos.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a professora Talita Nabas pelo e-mail talita.nabas@estudante.ufscar.br.
06/10/2022
12:00:00
21/10/2022
23:55:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Formação é online, gratuita e acontece de 10 de outubro a 4 de novembro (Imagem: Pixabay)
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