Estudo reforça a importância do tratamento conservador

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Profissionais da saúde, pacientes e pesquisadores falam sobre a doença, formas de tratamento e seus efeitos

Mais conhecida como artrose, a osteoartrite de joelho é uma doença degenerativa que causa o desgaste da articulação. Dentre as doenças musculoesqueléticas, a osteoartrite de joelho é a quinta condição de saúde mais prevalente e ela pode impactar a realização de atividades diárias no indivíduo acometido pela doença, devido à dor e à dificuldade de locomoção. Mesmo sem cura, a doença permite uma boa qualidade de vida, desde que o paciente siga algumas recomendações.

Tânia Salvini, docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Plasticidade Muscular da Instituição, aponta que as pesquisas mais atuais sobre o tema indicam que o tratamento conservador envolve três ações fundamentais. "Exercícios específicos para tronco e membros inferiores, educação do paciente sobre a doença e controle do peso corporal", enumera a professora. Ela reforça que o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios só devem ser indicados em casos específicos e por curto período para evitar os efeitos colaterais desses remédios.

Uma das pesquisas atuais realizadas no Laboratório integra o doutorado de Julya Perea, sob orientação de Salvini. O estudo tem por objetivo investigar os efeitos adicionais da crioterapia (terapia com gelo) quando associada a um programa de exercícios de fortalecimento em pacientes que têm osteoartrite nos joelhos. A pesquisa atende voluntários três vezes por semana para avalição, prática de exercícios de fortalecimento e sessões de crioterapia. "Se o efeito da crioterapia for positivo, os pacientes terão um procedimento seguro, de baixo custo e menos ingestão medicamentosa", relata a pesquisadora.

Outra ação envolve a pesquisa de doutorado de Hugo Almeida Silva, que adaptou para a Língua Portuguesa um curso internacional voltado a profissionais e pacientes com osteoartrite de joelho. No PEAK-POR - Exercício Fisioterapêutico e Atividade Física para Osteoartrite do Joelho -, os participantes são orientados a implementar as melhores práticas de atendimento a pessoas com osteoartrite de joelho, que podem ser realizadas por meio de consultas individuais presenciais ou videoconferência. Há também disponibilização de material didático educativo para os pacientes e informações ao fisioterapeuta para o atendimento remoto. A atividade é inteiramente online e gratuita, acessível neste link. Veja matéria completa sobre o PEAK-POR.

Além disso, o Laboratório também já promoveu capacitação sobre osteoartrite de joelho para profissionais de rede pública de São Carlos. Além de oferecer novas ferramentas para os trabalhos das fisioterapeutas, os pacientes relatam benefícios na mobilidade da articulação e na diminuição da dor. Uma matéria completa sobre os projetos realizados no Laboratório está disponível no canal UFSCar Oficial no YouTube na edição do Na Pauta Notícias.

02/02/2023
8:00:00
12/02/2023
23:59:00
Gisele Bicaletto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Visitante, Pesquisador
Matéria traz depoimentos de pesquisadores, profissionais e pacientes (Arte: Mauricio Xavier)
15200