UFSCar recebe nova turma da Residência Médica

São Carlos
Programas são nas áreas de Clínica Média, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade
No início deste mês, a UFSCar recebeu os residentes da nova turma dos Programas de Residência Médica. Em parceria com Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Ebserh-MEC), os profissionais foram recebidos pelos docentes coordenadores das propostas, obtiveram informações sobre o funcionamento dos cursos na UFSCar, puderam conhecer o Campus São Carlos e realizaram atividades de integração com os residentes dos anos anteriores, assim como com supervisores e preceptores.

Na UFSCar, os programas ativos são nas áreas de Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria. Os Programas de Residência em Saúde são uma modalidade de ensino de pós-graduação, em formato de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária teórica, teórico-prática e prática com mais de 5 mil horas. Para sua execução, existe a parceria entre a Universidade e diferentes cenários de prática da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, HU-UFSCar e Santa Casa. Há também a orientação de profissionais qualificados, oriundos da Instituição, para supervisão dos residentes, e atuação dos parceiros na preceptoria direta aos residentes.

"Aproveitamos para dar as boas-vindas aos residentes recém-chegados à UFSCar e que esses anos sejam de muito aprendizado, formação e reflexos positivos no sistema de saúde local e regional", afirma Alana Fornereto, coordenadora do Núcleo UFSCar Saúde da Pró-Reitoria de Extensão. A previsão de conclusão das turmas de Medicina de Família e Comunidade e Clínica Médica é 2025, esses programas têm duração de dois anos, já a turma do programa de Pediatria, que está em sua primeira edição, tem três anos de duração e a conclusão será em 2026.

Mais informações podem ser solicitadas junto à Secretaria das residências na UFSCar, pelo e-mail residencias@ufscar.br.
21/03/2023
10:00:00
30/03/2023
23:55:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante
Residentes e professores visitam Departamento de Medicina (Foto: Docentes DMed/UFSCar)
15305