Pesquisa investiga eficácia da música na aprendizagem de crianças
Uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Interação Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Departamento de Psicologia, busca voluntários para testar a eficácia de dois procedimentos com música no ensino inicial da fala para crianças pequenas. Poderão participar crianças com idade entre um ano e meio e dois anos e meio, sem ou com diagnóstico de atrasos ou transtornos do desenvolvimento.
Durante a pesquisa, as crianças terão a oportunidade de aprender cantando e tocando instrumentos musicais. "A música pode favorecer o engajamento das crianças no processo de aprendizagem por ser uma atividade prazerosa e motivadora", explica Josiane Fernanda Covre, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e responsável pelo trabalho.
Participação
Os encontros serão individuais, sempre na companhia do adulto, realizados uma ou duas vezes por semana, de acordo com a disponibilidade das famílias participantes, no período de um a três meses, e acontecerão presencialmente no Campus São Carlos da UFSCar. Os interessados podem se inscrever e tirar suas dúvidas respondendo ao formulário online disponível em https://bit.ly/3JVI6dE ou entrando em contato direto com a pesquisadora pelo e-mail josianecovre@ufscar.br ou WhatsApp (16) 99796-0144.
O estudo, intitulado "Efeito de um procedimento de ensino com música no comportamento ecoico de crianças pequenas", é orientado pela professora Maria Stella Gil, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 66885923.0.0000.5504)