UFSCar firma acordo de cooperação com Cerest de Sorocaba
Neste mês de abril a UFSCar, por meio do Campus Sorocaba, firmou um acordo de cooperação técnico-científica com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional Sorocaba (Cerest-Regional), considerando o interesse mútuo das duas instituições no planejamento e execução de programas e projetos em temas relativos à saúde e à segurança do trabalhador.
O acordo prevê, por exemplo, intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e técnicos; promoção de estágios, missões de estudo e outras formas de aperfeiçoamento de pessoal; e oferta de treinamentos e cursos em conjunto nos temas abrangidos pelas normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho.
Os cursos promovidos no escopo do acordo serão gratuitos e destinados a trabalhadores informais, que não tenham vínculo empregatício nem possibilidade de arcar com treinamentos dessa natureza, bem como à comunidade da UFSCar. Além disso, está prevista a cessão e troca de informações científicas e técnicas, para o desenvolvimento do Ensino Superior e Técnico.
"O objetivo foi estabelecer relações estáveis entre a UFSCar e o Cerest-Regional, de maneira a propiciar o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas voltadas, especificamente, à saúde e à segurança do trabalhador da região de Sorocaba como um todo e da própria UFSCar em particular", afirma Karina Martins, Diretora do Campus Sorocaba. O acordo terá duração de cinco anos.
Atividades já começaram
No último dia 24 de abril, foi realizado no Núcleo de Extensão - Educação, Tecnologia e Cultura (Núcleo ETC) da UFSCar, em Sorocaba, uma capacitação de fiscais da NR35, norma que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. O treinamento contemplou fiscais de 33 municípios da região de Sorocaba, que participaram de atividades teóricas e práticas em estações como andaime, escada, acesso em fachadas etc., supervisionados pelos técnicos do Cerest. Também participaram servidores e supervisores da área de manutenção da UFSCar, inclusive alguns trabalhadores terceirizados.
Em uma segunda etapa, o treinamento será voltado a trabalhadores autônomos, em situação de vulnerabilidade e desempregados, indicados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sorocaba, para que sejam capacitados no atendimento da NR35.
Além disso, na primeira semana do mês de maio, será realizada, também no Núcleo ETC da UFSCar, a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SEMPAT), com o tema "Assédio Moral no Trabalho" e a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O treinamento do dia 24/4 já contou com apoio do MPT, do SAAE-Sorocaba e das empresas parceiras de Telecomunicações e Conceito Equipamentos.