Descubra a Federal: Herbário SORO

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Acervo é composto por aproximadamente 8 mil plantas secas informatizadas

A série Descubra a Federal desta semana apresenta o Herbário SORO, do Campus Sorocaba da UFSCar: um laboratório cujo principal objetivo é servir de ferramenta e apoio para professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, em âmbito de pesquisa, ensino e extensão, especialmente na área de Botânica.

Trata-se de uma coleção biológica - um acervo de aproximadamente 8 mil plantas secas informatizadas (exsicatas - amostras de plantas desidratadas e fixadas em cartolina). As famílias com maior número de espécies na coleção são Fabaceae e Myrtaceae. Os dados das exsicatas do Herbário SORO estão disponíveis em aqui.

O Herbário SORO está localizado no prédio ATLab, ocupando uma sala climatizada de aproximadamente 57m². O acervo está organizado em ordem alfabética de famílias, gêneros e espécies, dentro de armários de aço com escaninhos próprios para herbário. O espaço, além de climatizado, conta com um aparelho desumidificador para o controle da umidade local, prevenindo o ataque de pragas de herbário. Saiba mais em matéria no Portal da UFSCar.

A equipe do Herbário SORO atualmente é composta pelas curadoras da coleção, professoras Fiorella Fernanda Mazine Capelo, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So), e Andréa Onofre de Araujo, do Departamento de Biologia (DBio-So), além dos seus orientados dos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. Também fazem parte da equipe os pós-graduandos orientados pela professora Fiorella Capelo no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR-So), além de coorientados de programas de pós-graduação de outras instituições.

O contato com a equipe do Herbário pode ser feito pelo e-mail herbariosoro@gmail.com.

27/07/2023
17:00:00
05/08/2023
23:59:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Visitante, Pesquisador
Acervo é composto por aproximadamente 8 mil plantas secas informatizadas (Foto: Daniela Milani)
15586