Estudo investiga como melhorar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

São Carlos
Pesquisa convida voluntários para participação online
Como é possível melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal treinando algumas habilidades? Uma equipe de pesquisadoras da Psicologia da UFSCar tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, programas que podem ajudar nesse tema. Para isso, estão convidando pessoas com mais de 18 anos e que realizem uma atividade remunerada para participar de uma pesquisa.

"Não se nasce sabendo como conciliar as demandas do trabalho e da vida pessoal - esta é uma habilidade adquirida que pode ser aperfeiçoada gradativamente, reduzindo o estresse psicológico e fazendo a manutenção do bem-estar. Embora seja comum que os trabalhadores brasileiros enfrentem essas dificuldades, há poucos programas voltados a ajudá-los a melhorar o equilíbrio entre as áreas de suas vidas e é justamente isso que está sendo desenvolvido neste programa", explica Luiza Perches Guiducci, aluna de graduação em Psicologia da UFSCar, que está à frente do estudo.

O trabalho, intitulado "Caminho do Equilíbrio: Teste de um aplicativo para o equilíbrio entre as demandas do trabalho e da vida pessoal", tem como responsável Gabriela Trombeta Santos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), e orientação de Elizabeth Joan Barham, professora do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. O estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

"Os participantes terão acesso a ferramentas que podem ajudá-los a monitorar melhor seus níveis de equilíbrio trabalho-vida pessoal (nossos questionários) e também terão acesso a um aplicativo contendo podcasts e treinos que podem ajudá-los a melhorar o equilíbrio entre diferentes demandas da sua vida", explica Guiducci.

A participação é gratuita e totalmente online. Os interessados - que devem ter mais de 18 anos e exercer alguma atividade remunerada - podem se inscrever até o dia 17 de agosto pelo formulário online https://encurtador.com.br/fqZ01, onde constam mais detalhes sobre o estudo; há 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Dúvidas podem ser esclarecidas com Luiza Guiducci pelo e-mail guiducciluiza@estudante.ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 62528622.7.0000.5504)
02/08/2023
11:30:00
07/08/2023
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Pesquisa convida voluntários para participação online (Imagem: Divulgação)
15598