Pesquisa sobre aprendizagem da linguagem convida para participação
Um estudo na área de Psicologia da UFSCar está buscando identificar os processos envolvidos na aprendizagem da linguagem e, para isso, convida estudantes de graduação para participação na modalidade presencial. "A pesquisa investiga como aprendemos a relação entre símbolos de maneira gradual, com diferentes experiências do nosso cotidiano", explica Maria Fernanda Andrade Alvarez, graduanda em Psicologia da UFSCar. Ela participa da coleta de dados do trabalho, que tem como responsável Ramon Marin, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi).
Para desenvolver o estudo, será aplicado, através do computador, um Procedimento de Ensino de Comportamento Simbólico. "A tarefa consiste na observação e seleção de figuras que serão apresentadas na tela do computador; ela não é uma tarefa complexa, mas exige atenção do participante. Para evitar que o participante se sinta cansado da tarefa, pausas serão programadas", detalha a responsável pelo trabalho.
Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso e universidade. A participação consiste apenas em uma etapa, presencial, realizada no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH), no Edifício Carolina Bori, na área Sul do Campus São Carlos, com duração de 40 a 120 minutos. Para participar, basta manifestar interesse para a pesquisadora Maria Fernanda Andrade Alvarez através do e-mail mariaalvarez@estudante.ufscar.br ou WhatsApp (35) 99875-6566. Dúvidas podem ser esclarecidas também por esses canais.
A pesquisa, intitulada "Uma Análise da Aprendizagem Gradual de Comportamento Simbólico", tem orientação da professora Deisy G. de Souza, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 44816421.5.0000.5504).