Universitárias estrangeiras com altas habilidades são tema de estudo
Uma pesquisa na área de Educação Especial da UFSCar está mapeando estudantes estrangeiras com altas capacidades no contexto do Ensino Superior e, para isso, está convidando voluntárias para participação online. O objetivo é indicar altas capacidades em estudantes estrangeiras e analisar como se dá o contexto emocional dessas mulheres no Ensino Superior, assim como conhecer as suas características, suas dificuldades e/ou facilidades e áreas de interesse.
"Altas capacidades ou altas habilidades ou superdotação (termo nomeado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) são potenciais acima da média apresentáveis pelas pessoas em uma área ou duas ou três combinadas. As áreas são: inteligência geral; acadêmica; liderança; criatividade; artística; psicomotricidade", explica Rosemeire de Araújo Rangni, professora do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenadora do estudo.
A pesquisa, intitulada "Altas Capacidades: identificação e contexto emocional de estudantes estrangeiras de uma universidade federal", é desenvolvida pela doutoranda Ana Paula Santos de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, e tem apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Como participar
A participação na pesquisa tem caráter voluntário e qualquer estudante estrangeira da graduação ou pós-graduação está apta a responder. Para participar, é preciso acessar, primeiramente, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que está disponível em dois idiomas: em Português ou em Inglês, e depois seguir para o questionário, também disponível nos dois idiomas: Português ou Inglês. O tempo para resposta é cerca de 17 minutos. Dúvidas podem ser esclarecidas, via e-mail, com a pesquisadora Ana Paula Oliveira (anapaulasantosoliveira@estudante.ufscar.br) ou com a professora Rosemeire Rangni (rose.rangni@ufscar.br). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 52922721.1.0000.5504).