UFSCar firma acordo internacional na área de Psicologia da Educação
A UFSCar celebrou, no último dia 15 de setembro, um acordo de cooperação para a criação do Colégio Doutoral Tordesilhas (CDT) em Psicologia da Educação. No acordo, estão estipulados o papel das instituições envolvidas, visando ao progresso e à difusão da ciência, da pesquisa e do ensino. Além da UFSCar, integram o Grupo Tordesilhas e estão envolvidas no acordo: as universidades federais do ABC (UFABC) e do Piauí (UFPI), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Brasília (UnB), além de duas estrangeiras, a Universitat de Barcelona (UB), na Espanha, e a Universidade do Porto, em Portugal.
São objetivos do acordo a mobilidade de professores e pesquisadores para a realização de conferências, cursos de curta duração e para conduzir a participação em atividades de investigação na instituição anfitriã. A parceria também busca o desenvolvimento de projetos de investigação, a elaboração conjunta de publicações científicas e a coorganização de eventos acadêmicos, científicos e culturais, como congressos, simpósios, seminários e outros.
"Essas ações já vêm sendo realizadas pelo grupo, mas o acordo visa formalizar e potencializar essas ações, facilitando os trâmites e acessos necessários", complementa Camila Domeniconi, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e umas das responsáveis por viabilizar o acordo. Com isso, "espera-se fortalecer essa importante e sólida relação de pesquisa e ensino e ampliar a rede para novos pesquisadores e estudantes".
O atual convênio começou a ser gestado em 2013 com a realização do doutorado sanduíche realizado pela então aluna do PPGPsi/UFSCar, Priscila Benitez, que foi recebida, na ocasião, pela professora Marta Gràcia, da UB. "Juntas, elas desenvolveram dois estudos empíricos e iniciaram uma relação de pesquisa e ensino que perdura até os dias atuais", conta Camila Domeniconi.
Segundo a docente, esse primeiro estágio foi seguido por várias outras interações de ensino e pesquisa, que também envolveram as professoras Patrícia Carla de Souza Della Barba, do Programa de Pós-Graduação em Teoria Ocupacional (PPGTO), e Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). "Essa colaboração foi se fortalecendo até os dias atuais, com o acréscimo de pesquisadores e pesquisadoras de outras universidades brasileiras, com participação em bancas de defesa e qualificação de doutorado e mestrado, eventos e estudos empíricos publicados em conjunto, o que gerou a formalização de todas essas ações e interações no atual acordo de colaboração", relata Domeniconi.
Criado em 2000, o Grupo Tordesilhas (www.grupotordesillas.net) forma uma rede de universidades com sede no Brasil, Portugal e na Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre seus membros nos campos da ciência e da tecnologia, com destaque para a cooperação científica e acadêmica como elemento-chave para o papel que tais instituições exercem num mundo marcado por profundas mudanças sociais, científicas e tecnológicas.
A Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar é responsável por intermediar os aspectos jurídicos de convênios e acordos de cooperação internacional, celebrados entre instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa com sede em países diferentes. A finalidade dessas parcerias é atingir objetivos acadêmicos e científicos comuns, como, por exemplo, ampliação e/ou aprimoramento da formação acadêmica oferecida a estudantes, desenvolvimento de projetos de pesquisa, promoção e divulgação de trabalhos científicos, e elaboração de teses de doutorado com dupla diplomação.
Internacionalização
A celebração de acordos e convênios com Instituições de Ensino Superior de outros países amplia a internacionalização da UFSCar pois, segundo a SRInter, propicia o mapeamento das redes de colaboração acadêmico-científica das quais a Instituição participa e a identificação de países, instituições, áreas do conhecimento e temas de pesquisa estratégicos para a Universidade. Permite, ainda, reforçar a presença da UFSCar no cenário global da Educação Superior e da pesquisa científica, bem como melhorar a participação da Instituição em rankings internacionais.
Segundo Marcelo Fila Pecenin, Diretor da Divisão de Convênios para Relações Internacionais, a SRInter participa examinando e aprovando os aspectos jurídicos das minutas de acordos e convênios de cooperação a serem celebrados pela UFSCar. As etapas para a celebração de novas parcerias na Universidade, por meio da SRInter, podem ser conferidas no site www.srinter.ufscar.br (na opção "Cooperação internacional").