Debates sobre divulgação científica começam inspirados em Paulo Freire

São Carlos
Lives, abertas às pessoas interessadas, são promovidas pelo Instituto da Cultura Científica da UFSCar, em parceria com UFABC
Começa nesta quinta-feira (29/2), às 14h30, a segunda edição da série de debates online "Ciência de Divulgar Ciência", aberta a todas as pessoas interessadas. O objetivo é reunir pessoas envolvidas com a divulgação científica e a comunicação pública da Ciência de todo o Brasil para reflexões e compartilhamento de experiências na área, seja como praticantes, seja como pesquisadores e pesquisadoras da temática e suas interfaces, por exemplo com o ensino das ciências.

No primeiro encontro, a convidada é Marcília Elis Barcellos, docente no Centro Federal de Educação do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), no campus de Petrópolis. Barcellos participou da edição de 2023, ocasião em que iniciou a abordagem da importância do diálogo, como o compreende e propõe Paulo Freire, para pensarmos as práticas de divulgação científica, e nesta edição uma das metas é aprofundar essa reflexão. Ela também defendeu práticas de promoção da cultura científica situadas nos territórios, trazendo o exemplo de sua região, em que as chuvas provocaram catástrofe marcada pela morte de quase 250 pessoas em 2022. Na ocasião, Barcellos comentou como esse contexto - que segue existindo, já que os riscos de desabamentos infelizmente continuam - pode nortear diálogos com a população a partir da Ciência. No encontro deste ano, o tema deverá ser retomado, inclusive com relatos de ações em andamento nesse sentido.

Barcellos é licenciada em Física e mestre e doutora em Ensino de Ciências. No Cefet-RJ, também está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação. Sua atuação tem foco em História e Epistemologia, bem como Filosofia e Sociologia da Ciência em sua relação com a cultura científica e, especificamente, o ensino das ciências. Também atua na área de currículo e formação de professores. Durante a live, as pessoas presentes poderão apresentar questões à convidada, por meio do chat da transmissão, que acontece no canal ClickCiência no YouTube. No canal, também é possível conferir os debates realizados em 2023.

A série de debates online é parte integrante do curso de extensão "Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência: articulando teorias e práticas", coordenado por Tárcio Fabrício, docente no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com Adriana Pugliese Netto Lamas, também docente na UFABC, e Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica da UFSCar e Coordenadora do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade. O curso, em sua segunda edição, oferece 70 vagas. As inscrições já estão encerradas e o curso em andamento, mas os debates online são abertos ao público externo.

Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, e a programação é divulgada com antecedência. As informações podem ser acompanhadas no site do LAbI.
27/02/2024
19:10:00
01/03/2024
23:59:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
Estudante
Debates acontecem sempre às quintas, a partir de 14h30 (Divulgação)
15986