Patrimônio nacional

São Carlos
Artigo de grupo de pesquisa em Educação Superior contesta, com dados, crítica à universidade feita em editorial da Folha de S. Paulo
Docentes do SoU_Ciência, grupo de pesquisa sobre Sociedade, Universidade e Ciência cadastrado no CNPq, assinam artigo de opinião publicado na edição da última terça-feira, 30 de abril, na Folha de S. Paulo. O artigo, intitulado "Universidades Federais: Patrimônio do Brasil", expõe críticas à opinião do jornal sobre o ensino público federal do País, veiculada em editorial no dia 21 de abril.

O artigo dos pesquisadores desconstrói, com a apresentação de evidências, juízos de valor e afirmações do editorial publicado pela Folha de S. Paulo, demonstrando como, no mínimo, há desconhecimento sobre a realidade financeira das instituições, o que elas representam para a nação, além de apresentar dados sobre os inúmeros serviços prestados por essas instituições à sociedade brasileira, por exemplo, durante a pandemia da Covid-19. 

"A reação dos pesquisadores do SoU_Ciência reflete a nossa indignação, bem como a de outros dirigentes e das comunidades de nossas universidades federais. Além disso, reforça a importância de continuarmos apostando e investindo, apesar das restrições orçamentárias, em ações de divulgação, comunicação e prestação de contas do que é realizado intra e extramuros por nossas instituições em todo o território nacional", registra a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira. 

O artigo denuncia o projeto de sucateamento imposto às universidades federais brasileiras no passado recente; evidencia as perdas salariais das carreiras de docentes e técnico-administrativos; elucida a realidade do custeio das instituições e sobre as possibilidades de captação de recursos externos; e contesta o discurso, decorrente de narrativas não baseadas em evidências, das baixas eficácia e eficiência. Para ficar apenas em um exemplo, o artigo confirma a relevância das universidades ao informar que é nessas instituições que surgem o maior número de invenções - "entre os 20 maiores depositantes de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2023, 15 foram universidades públicas". 

Sediado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o SoU_Ciência é composto por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores também de outras universidades.
Clique aqui para ler, na íntegra, o artigo "Universidades Federais: Patrimônio do Brasil".
02/05/2024
9:30:00
18/05/2034
22:00:00
Analice Gaspar Garcia
Sim
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Relevância das universidades na produção de inovação é evidenciada pelo artigo
16038