Edições do InfoRede da UFSCar agora são temáticas
Esta segunda-feira marca a implementação de uma primeira mudança nos processos e fluxos de comunicação social na UFSCar. A partir de hoje, 15 de julho, o InfoRede, boletim diário informativo, produzido pela Coordenação de Comunicação Social (CCS), a partir de demandas da comunidade, e distribuído por meio de listas de e-mail para os quatro campi e por categoria (docentes, técnicos-administrativos, estudantes da graduação e da pós), passa a ter edições temáticas.
Com essa alteração, a CCS busca aprimorar o tratamento noticioso no InfoRede, buscando organizar a informação a partir de hierarquia de valor, ou seja, o tratamento à sugestão de pauta vai observar o critério de relevância da informação para a Universidade. "É apenas um primeiro movimento, pois sabemos, por exemplo, que temos que aprimorar a formatação e o caráter visual do InfoRede. Mas com as edições temáticas acredito que será possível relacionar cada informação com uma perspectiva de relevância, o que denominamos no Jornalismo de valor-notícia", explica o diretor da CCS, Marcílio Lana, que também está interinamente à frente da Rádio UFSCar.
Outra mudança é a busca de equilíbrio em relação ao número de notícias por edição. Esta alteração leva em consideração o cenário de abundância informativa, marcado pela atuação de atores humanos e não-humanos na atualidade. "Com edições temáticas, a nossa comunidade pode orientar a leitura, definindo o que ler a partir de suas próprias prioridades informativas", prevê o diretor da CCS.
As edições temáticas do InfoRede estarão distribuídas da seguinte forma:
Segundas-feiras: notícias e informações sobre ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive busca de voluntários para investigações científicas.
Terças-feiras: informações sobre questões administrativas da Universidade, como mudanças no horário ou nos procedimentos de funcionamento de unidades ou de sistemas; informes sobre alterações nas rotinas de portarias; manutenção e suspensão temporária de serviços, como abastecimento de água e interrupção de fornecimento de energia elétrica, entre outras.
Quartas-feiras: vão destacar homenagens e prêmios recebidos por integrantes da comunidade universitária, sendo destinados a valorizar o reconhecimento recebido pela comunidade UFSCar, dentro e fora dos campi.
Quintas-feiras: serão edições destinadas a processos seletivos da graduação e da pós-graduação, como a oferta de vagas, processos seletivos para estagiários e bolsistas, editais entre outras demandas.
Sextas-feiras: edições destinadas à agenda e ao informe sobre eventos dentro da Universidade e outras atividades, fora dos campi, mas com participação de destaque da comunidade UFSCar.
As mudanças foram pensadas para uma melhor articulação entre a equipe de comunicação e a comunidade universitária, garantindo à equipe responsável pela produção de conteúdo informacional melhores condições de planejamento das atividades.
"Essas primeiras alterações nos processos e fluxos de produção da CCS são possíveis de ser implementadas com o retorno dos servidores técnico-administrativos ao trabalho. Estamos em um processo de construção, no qual avaliamos as mudanças a serem realizadas, implantamos e vamos fazendo as correções necessárias", completa Marcílio Lana.
O diretor explica, ainda, que o que motiva as alterações é a qualificação do trabalho de comunicação social na Universidade, a partir da estrutura produtiva, a CCS, mais longeva e com os profissionais mais experientes entre as estruturas de comunicação da Universidade. Segundo Marcílio Lana, a comunicação não pode ser compreendida e praticada apenas a partir de uma lógica instrumental.
"O que nos impulsiona e motiva é o aprimoramento de formatos e meios, buscando as melhores alternativas para a realização da comunicação institucional da UFSCar, dando suporte às demandas estratégicas da Universidade, na sua condição de Instituição Pública de Ensino Superior, e de sua comunidade", completa.