Trabalho da UFSCar é destaque em congresso de Engenharia de Software

Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Estudo avalia a experiência do usuário em tecnologias voltadas para Cidades Inteligentes
O artigo intitulado "UX evaluation of IoT-based applications for Smart Cities: a rapid systematic review" foi reconhecido como um dos cinco melhores trabalhos apresentados no XXVII Congresso Ibero-Americano em Engenharia de Software (CIbSE 2024), o principal fórum de pesquisa em Engenharia de Software nos países ibero-americanos. O artigo é de autoria da pesquisadora de pós-doutorado Joelma Choma e da professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação (DComp-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, ambas vinculadas ao programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade. 

O estudo apresenta resultados de uma revisão rápida da literatura que investigou métodos e práticas comumente empregados para avaliar a experiência do usuário (user experience - UX) em aplicações baseadas em tecnologias IoT (Internet of Things) voltadas para Cidades Inteligentes (Smart Cities). 

De acordo com Zaina, a revisão rápida da literatura tem sido uma metodologia amplamente usada em estudos da prática. "Os resultados da revisão apontam a necessidade de explorar métodos de avaliação de UX baseados em dados de uso (tecnologia e contexto de uso) e a combinação de métodos para avaliação contínua de UX no contexto de IoT e Smart Cities", completa ela.

Para as autoras, os resultados do artigo contribuem para que outros pesquisadores possam empregar esforços de investigação na proposição de formas de avaliação de UX no contexto de Smart Cities

O CIbSE 2024 foi realizado no último mês de maio em Curitiba (PR) e, devido ao destaque do estudo, as pesquisadoras da UFSCar receberam o convite para envio de uma versão estendida do artigo para o Journal Science of Computer Programming, um veículo de alto impacto na área de Engenharia de Sofware.
16/07/2024
10:00:00
26/07/2024
13:00:00
João Eduardo Justi
Não
Não
Pesquisador
Estudo avalia a experiência do usuário em tecnologias voltadas para Cidades Inteligentes (Freepik)
16083