Gestão 2025-2029: Bia e Jesus eleitas para a Reitoria UFSCar

Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Presidente da Comissão Eleitoral destaca que UFSCar cumpre, mais uma vez, vocação democrática
Em Sessão Pública de Apuração, encerrada às 17h31 desta tarde e transmitida ao vivo pelo canal oficial da UFSCar no YouTube, foram abertas as urnas do processo de pesquisa eleitoral para a Gestão 2025-2029 da UFSCar. A Chapa 1 - Ser UFSCar venceu o processo de pesquisa eleitoral, tendo atingido o percentual de 80,121% no índice de totalização dos votos. A Chapa 2: Diálogo e Ação obteve o percentual de 19,879%. A UFSCar adota o sistema paritário  na votação (leia a seguir como funciona o sistema). 

Estavam habilitados a votar 954 servidores técnicos-administrativos, 1.298 servidores docentes, 17.950 estudantes (de graduação e pós-graduação). Compareceram "às urnas" - a votação acontece online, por meio do Sistema de Votação Eletrônico (SVE) Helios Voting - 1.065 servidores docentes, 775 servidores técnicos-administrativos e 3.612 estudantes (somadas as categorias de estudantes de graduação e pós-graduação).

Na categoria servidores docentes, o percentual de participação no processo de pesquisa eleitoral foi de 82,049%; entre os servidores TAs, o percentual foi de 81,237% e entre os estudantes de graduação e pós-graduação, de 20,123%. 

De acordo com o professor Celso Conti, docente no curso de graduação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e presidente da Comissão Eleitoral da UFSCar, o processo foi muito bem sucedido e exitoso. "Correu de forma correta e transparente, o que nos deixa muito felizes", afirmou nos minutos finais da transmissão. Conti esclareceu que o resultado apresentado na tarde desta quinta-feira não encerra o processo exatamente, pois ainda cabe a interposição de recursos aos resultados, prazo que termina na próxima segunda-feira, 9 de setembro, às 17 horas. Caso existam recursos, o resultado do julgamento será divulgado na próxima sexta-feira (13/9).

Celso Conti parabenizou as duas chapas pelo processo e destacou que a Universidade "sela mais uma pesquisa eleitoral, confirmando sua vocação democrática". O docente parabenizou o papel da Comissão Eleitoral, especialmente da servidora Regina Cantanhede, da Secretaria de Órgãos Superiores (SOC). O presidente da Comissão ainda agradeceu à Secretaria Geral da Informática (SIn), à Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) pelo suporte durante o processo. 

Sobre a apuração
A apuração tem como resultado a quantidade de votos de cada candidatura, e o índice de totalização dos votos entre as três categorias, para cada Candidatura, através da seguinte fórmula: Índice-Candidatura-X = [(votos-candidatura-x-docentes / total-eleitores- docentes) + (votos-candidatura-x-TAs / total- eleitores-TAs) + (votos-candidatura-x-estudantes / total-eleitores- estudantes)] / 3 = Resultado-da-candidatura-X.
05/09/2024
18:00:00
20/09/2024
Marcílio José Sabino Lana
Sim
Não
Estudante
Celso Conti, docente no curso de graduação, no Programa de Pós-Graduação em Educação
16159