Videocasts reúnem pesquisas da área de Antropologia
Está no ar a série de videocasts Diálogos Métis, uma produção audiovisual que reúne pesquisas - no âmbito do pós-doutorado, doutorado e mestrado - para que sejam postas em sintonia para estabelecer ligações em áreas da Antropologia que nunca se aproximaram antes, como Família, Ciência e Tecnologia, Etnobotânica, Cultura Material e Etnologia Amerindianista.
A iniciativa integra o Projeto Temático "Artes e Semânticas da Criação de da Memória", financiado pela Fapesp (proc. 2020/07886), com vigência até 2027, e tem coordenação das professoras Fernanda Arêas Peixoto e Ana Claudia Marques, ambas do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e do professor Jorge Mattar Villela, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar.
Já estão disponíveis três episódios. O primeiro apresenta o Projeto Temático, além de tratar de dois dos seus eixos: o de Família, Política e Parentesco e o de Artes de Artesanias. No segundo episódio, intitulado "Ecologia, memória e manejo na caatinga", são abordados outros dois eixos: Família, Política e Parentesco e Manejo, Memória e Criação. O tema do terceiro episódio é "Artes marciais e música popular".
Os videocasts podem ser acessados no canal do Youtube, em www.youtube.com/@DialogosMetis, e também no site do grupo de pesquisa Métis, da FFLCH/USP, em http://metis.fflch.usp.br/dialogos, no qual constam mais detalhes sobre a iniciativa.