Professor da UFSCar recebe medalha Eduardo Neves
Mais uma vez a UFSCar é destaque na ciência nacional. No dia 18 de setembro, o professor Orlando Fatibello Filho, do Departamento de Química (DQ), foi agraciado com a medalha Eduardo Neves de Eletroanalítica, durante o 21° Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), realizado em Belém (PA). Ele é o segundo pesquisador do Brasil a receber a honraria.
A medalha Eduardo Neves é um reconhecimento à sua trajetória acadêmica e da sua contribuição para o desenvolvimento da Química Eletroanalítica no Brasil. "Parabenizamos Orlando Fatibello Filho pela honraria recebida, a qual é um reconhecimento de sua brilhante trajetória e contribuição para o desenvolvimento da Química Eletroanalítica e da Química Analítica Brasileira", divulgou a página oficial do ENQA.
"Eu fui a segunda pessoa a receber esta medalha. O professor Eduardo Neves, além de ter sido meu orientador, também foi meu colega do Departamento de Química da UFSCar e que muito me honra", afirmou Fatibello.
Eduardo Fausto de Almeida Neves é considerado o patrono da Química Eletroanalítica no Brasil. Nascido em 1933, atuou como professor do Instituto de Química da USP entre os anos de 1959 e 1989. No ano seguinte, em 1990, passou a integrar o grupo de professores do DQ da UFSCar, onde permaneceu até 2006, quando faleceu. Foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e fez escola como orientador e pesquisador, tendo originado uma genealogia acadêmica com mais de 3 mil doutores e mestres distribuídos em seis gerações espalhadas pelo país.
E foi com o objetivo de homenagear Neves e prestigiar outros cientistas, qe a Assembleia da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) aprovou, em 19 de setembro de 2018, a instituição da Medalha Eduardo Neves, a ser concedida nos ENQAs. Por ocorrência da pandemia de Covid-19, a primeira medalha foi entregue somente em 28 de setembro de 2022, durante a sessão de encerramento do 20º ENQA e 8º Congresso Ibero-americano de Química Analítica (CIAQA), ao pesquisador Ivano Gutz, docente do IQ-USP.