Cientistas da UFSCar comentam prêmios Nobel de 2024
Nesta semana, a Real Academia Sueca de Ciências anuncia os prêmios Nobel de Medicina e Fisiologia (em 7/10), Física (8/10), Química (9/10), Literatura (10/10) e Paz (11/10). Na segunda, dia 14 de outubro, o último prêmio anunciado será o de Economia.
Pelo terceiro ano consecutivo, desde a sua criação, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar está acompanhando os anúncios e preparando materiais de divulgação, com comentários de cientistas da Universidade. "O Nobel é visto como algo distante, fora da nossa realidade, já que o prêmio ainda não veio para o Brasil. Nosso objetivo é, além de ajudar as pessoas a entenderem melhor os trabalhos premiados, aproximar esse reconhecimento, e a valorização que vem com o Nobel, da ciência que é feita no Brasil e, particularmente, na nossa universidade", compartilha Mariana Pezzo, Diretora do ICC.
Os materiais podem ser conferidos no Instagram do ICC (em @cienciaufscar) e, também, no site do Instituto, em www.icc.ufscar.br. Os materiais estão sendo preparados em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI-UFSCar).
Na segunda-feira, Francis Nunes, docente no Departamento de Genética e Evolução (DGE), comentou a premiação da descoberta do microRNA, e compartilhou os estudos que realiza com a relação entre microRNAs e o comportamento e nutrição em abelhas, utilizadas como organismo modelo. Na terça, o físico Silvio Dahmen, docente no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar), no Campus Araras, comentou a premiação da área, que destaca o vínculo entre conceitos fundamentais da Física e aplicações em Inteligência Artificial.
Se você é integrante da comunidade da UFSCar e também tem trabalhos nas áreas premiadas com o Nobel em 2024, conte para a equipe do ICC, nos comentários das postagens do Instagram ou, também, pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br. No dia da premiação, se tiver disponibilidade para comentar o resultado, envie também seu contato para alcance rápido, para que possamos aproveitar e compartilhar com toda a comunidade a sua experiência e conhecimento na área.