Tese de Filosofia da UFSCar ganha prêmio da ANPOF

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Também da UFSCar, dissertação recebe menção honrosa no Prêmio Filósofas

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar recebeu o prêmio de melhor tese pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF 2024), no XX Encontro realizado entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, em Recife (PE). Além disso, uma dissertação, também defendida no PPGFil, foi agraciada com menção honrosa no Prêmio Filósofas 2024.

A tese premiada, intitulada "Natureza E Ontologia Em Merleau-Ponty", foi desenvolvida por Rodrigo Benevides Barbosa Gomes e orientada por Luiz Damon Santos Moutinho, docente do Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar.

Defendida em 3 de março de 2023, a pesquisa apresenta a ontologia indireta de Maurice Merleau-Ponty de modo a ressaltar a influência de Friedrich Schelling, Ferdinand de Saussure e Alfred North Whitehead. Assim, a tese busca fundamentar seu objetivo que é o de evidenciar a discrepância que há entre a ontologia de seus últimos anos e a ontologia formulada na década de 1940. O estudo pode ser consultado aqui.

A menção honrosa do Prêmio Filósofas foi para a dissertação "O método de prova na Crítica da Razão Pura: o problema da síntese por meros conceitos", de autoria de Ana Letícia Arelaro e orientada por Paulo Roberto Licht dos Santos, docente do DFil. 

Defendida em 6 dezembro de 2023, a dissertação pretendeu mostrar que o método de prova da Crítica da Razão Pura se diferencia do dogmatismo, pois esse método, apoiado em uma síntese por meros conceitos, é composto por duas etapas que extrapolam a mera análise conceitual vazia. A primeira etapa, encontrada na Analítica dos Conceitos, é a dedução transcendental; e a segunda etapa encontra-se na prova dos princípios do entendimento da Analítica dos Princípios. O estudo completo pode ser conferido neste link.

Sobre o prêmio
Durante seus Encontros Nacionais, a ANPOF divulga o resultado do Prêmio ANPOF, atribuído às melhores teses e dissertações do biênio. A Comissão do Prêmio ANPOF, responsável pela avaliação dos trabalhos, é formada por docentes de Programas de Pós-Graduação de diversas áreas e regiões do país. Os trabalhos que participam do processo são encaminhados pelos Coordenadores de Programas, não sendo facultada a submissão direta do trabalho pelo pesquisador.

Além da publicação do resultado e de um diploma atribuído pela ANPOF, os trabalhos vencedores serão, mediante autorização dos autores, publicados em livro eletrônico

09/10/2024
13:00:00
23/10/2024
18:00:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Foreign Visitor, Visitante, Pesquisador
O pesquisador Rodrigo Gomes. (Imagem: Reprodução)
16217