Tese de Filosofia da UFSCar ganha prêmio da ANPOF
Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar recebeu o prêmio de melhor tese pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF 2024), no XX Encontro realizado entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, em Recife (PE). Além disso, uma dissertação, também defendida no PPGFil, foi agraciada com menção honrosa no Prêmio Filósofas 2024.
A tese premiada, intitulada "Natureza E Ontologia Em Merleau-Ponty", foi desenvolvida por Rodrigo Benevides Barbosa Gomes e orientada por Luiz Damon Santos Moutinho, docente do Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar.
Defendida em 3 de março de 2023, a pesquisa apresenta a ontologia indireta de Maurice Merleau-Ponty de modo a ressaltar a influência de Friedrich Schelling, Ferdinand de Saussure e Alfred North Whitehead. Assim, a tese busca fundamentar seu objetivo que é o de evidenciar a discrepância que há entre a ontologia de seus últimos anos e a ontologia formulada na década de 1940. O estudo pode ser consultado aqui.
A menção honrosa do Prêmio Filósofas foi para a dissertação "O método de prova na Crítica da Razão Pura: o problema da síntese por meros conceitos", de autoria de Ana Letícia Arelaro e orientada por Paulo Roberto Licht dos Santos, docente do DFil.
Defendida em 6 dezembro de 2023, a dissertação pretendeu mostrar que o método de prova da Crítica da Razão Pura se diferencia do dogmatismo, pois esse método, apoiado em uma síntese por meros conceitos, é composto por duas etapas que extrapolam a mera análise conceitual vazia. A primeira etapa, encontrada na Analítica dos Conceitos, é a dedução transcendental; e a segunda etapa encontra-se na prova dos princípios do entendimento da Analítica dos Princípios. O estudo completo pode ser conferido neste link.
Sobre o prêmio
Durante seus Encontros Nacionais, a ANPOF divulga o resultado do Prêmio ANPOF, atribuído às melhores teses e dissertações do biênio. A Comissão do Prêmio ANPOF, responsável pela avaliação dos trabalhos, é formada por docentes de Programas de Pós-Graduação de diversas áreas e regiões do país. Os trabalhos que participam do processo são encaminhados pelos Coordenadores de Programas, não sendo facultada a submissão direta do trabalho pelo pesquisador.
Além da publicação do resultado e de um diploma atribuído pela ANPOF, os trabalhos vencedores serão, mediante autorização dos autores, publicados em livro eletrônico