Reunião firma parceria na divulgação do acesso à UFSCar junto às escolas
Na última terça-feira (15/10) foi dado mais um passo para ampliar ainda mais o acesso aos cursos de graduação da UFSCar. A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) reuniu-se com a Diretoria de Ensino da Região São Carlos visando a colaboração entre as instituições para disseminar informações sobre o acesso dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual ao ensino superior gratuito e de qualidade oferecido na UFSCar.
"A ProGrad vem buscando, através do estabelecimento de diversas parcerias, atuar na promoção do ingresso na Universidade, ou seja, tornar o ingresso na UFSCar cada vez mais reconhecido como opção de projeto de vida para os estudantes. Para isso, precisamos trabalhar em diálogo com as escolas para disseminar informações sobre o ingresso via SiSU, sobre a diversidade e qualidade dos nossos cursos de graduação, assim como dos mecanismos que favorecem a permanência estudantil. A UFSCar tem diversas opções", explicou Daniel Leiva, pró-reitor de Graduação.
"É necessário que as informações sobre o acesso à Universidade cheguem até o estudante da rede pública e que ele se veja como um futuro aluno da Universidade Federal de São Carlos. É isso que a gente quer dele", afirmou Debora Gonzales Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino em São Carlos.
Durante a reunião, além de esclarecimentos sobre a reserva de vagas, a permanência nos três anos do ensino médio em escola pública para concorrer nas categorias da reserva de vagas, também foi abordada a adoção, pela UFSCar, do Cadastro Único (CadÚnico) para comprovação de renda no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2025, e sobre estratégias para divulgar essa informação junto aos estudantes candidatos.
O CadÚnico para Programas Sociais é o principal instrumento do Governo Brasileiro para a concessão de diversos benefícios. Também pode ser utilizado na seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
A partir do SiSU 2025, a UFSCar utilizará o CadÚnico como instrumento exclusivo para a comprovação de renda das pessoas que optarem por concorrer a uma das vagas reservadas para estudantes de escola pública e com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo per capita. Mais informações sobre o uso do CadÚnico na comprovação de renda pode ser consultadas neste link.
Também participaram da reunião Raimunda Soares, da Diretoria de Ensino de São Carlos; Aline Rodrigues, Fernando Petrilli e Rodrigo Capobianco, da ProGrad; e Fabricio Mazocco, da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), da UFSCar.