Diretor do Campus Lagoa do Sino participa de evento em Brasília
Na última quarta-feira, 16/10, o diretor do Campus Lagoa do Sino, Alberto Luciano Carmassi, participou do evento de lançamento do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB), também chamado de "Alimento no Prato", e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o Planapo.
O objetivo do evento, realizado em Brasília (DF), foi a entrega dos planos que visam garantir segurança e soberania alimentar, usando para isso estratégias de ampliação do acesso aos alimentos, fomento à agricultura familiar, proteção de recursos naturais e adaptação de produções frente às mudanças climáticas.
O programa "Alimento no Prato" foi publicado em dezembro de 2023 e trata-se de uma ação governamental para enfrentar a fome e fortalecer a produção local de alimentos, especialmente por meio da agricultura familiar. O plano se propõe a fazer a ligação desde a produção dos alimentos até seu consumo. Para sua execução conta-se com o apoio de órgãos como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Quanto ao Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, refere-se a uma iniciativa do governo brasileiro voltada para o desenvolvimento sustentável da agricultura, tendo como objetivo o incentivo à transição para práticas agroecológicas e orgânicas, que priorizam o uso de recursos naturais de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos e com foco na proteção ambiental. O plano foi renovado em 2023 por meio de um decreto presidencial que restabeleceu o funcionamento da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO).
Segundo Carmassi, os Planos lançados pelo Governo são essenciais para fomentar a produção e diversificação de alimentos, principalmente nas unidades familiares. Além de dialogar com as pesquisas que a Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS) vem desenvolvendo, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica promove a utilização de insumos biológicos, que podem melhorar a qualidade dos alimentos e diminuir os impactos ambientais.
Participaram do evento o presidente Lula e autoridades representantes dos ministérios e órgãos parceiros no desenvolvimento dos programas. Na foto estão Maria Kazé, Silvio Porto (diretor de Política Agrícola e Informações da Conab), Marielica (agricultora), Ana Terra (secretária de Abastecimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Paulo Teixeira (ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar), Alberto Luciano Carmassi (diretor do Campus Lagoa do Sino) e Edegar Pretto.