UFSCar ganha três prêmios em evento sobre IHC

Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Premiação aconteceu durante Simpósio, em Brasília
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSCar foram premiados durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2024), o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador (IHC) na América Latina, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de outubro, em Brasília. 

O Simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por intermédio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC). Nele, são apresentadas e discutidas pesquisas que espelham o estado da arte de Interação Humano-Computador. A área de IHC investiga e cria modelos que auxiliam na compreensão sobre a maneira como as pessoas interagem com sistemas e tecnologias digitais. Além do desenvolvimento de interfaces do usuário, busca investigar problemas e propor melhorias para que os seres humanos tenham uma melhor experiência com o uso de tecnologias. Envolve conhecimentos em Design, Ergonomia, Psicologia, Ciência da Computação e Engenharia, entre outras.

Além de palestras, minicursos, painéis, entre outras atividades, o evento premia os melhores trabalhos acadêmicos. E a UFSCar levou três prêmios. 

O artigo intitulado "Mind the Gap between UX Data and Visualization Proposals: An approach emerged from the grey literature to support the analysis of user dissatisfaction", de autoria do doutorando Maylon Macedo e da professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação do Campus Sorocaba (DComp-So) da UFSCar, recebeu a menção honrosa na Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes, sendo considerado um dos cinco artigos da Trilha. A partir de uma ampla investigação em blogs que publicam aprendizados de profissionais da área de Computação, os autores identificaram dados relacionados à experiência do usuário que podem apoiar o entendimento de causas dos relatos de insatisfação desse público. Esses elementos foram usados em um estudo com 31 profissionais de software como prova de conceito para validar a relevância deles para ajudar as equipes de software a identificar insights sobre eventos que desencadearam os relatos de insatisfação dos usuários. 

Já Ariel de Campos, egresso do PPGCC, recebeu menção honrosa pela amplitude da contribuição técnica, na categoria melhores trabalhos de mestrado do prêmio Júnia Coutinho Anacleto. O trabalho intitulado "UX-RIVIS: Visualization of information about UX data based on app reviews", orientado por Zaina e defendido em 2023, apresenta uma proposta de recomendações para criação de visualizações de dados de experiência do usuário disponíveis em revisões de lojas de aplicativos. 

Além disso, o pôster "How ADAS alert resources match the Driver-Vehicle-Environment system model: an analysis of co-design data", de autoria da mestranda Bruna Salvaia Camilo e Luciana Zaina, recebeu o prêmio de melhor poster do IHC 2024. No artigo do pôster foram apresentados os resultados de uma análise em protótipos de alerta ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) para verificar se esses consideravam elementos fundamentais relacionados ao motorista e ambiente, além dos considerados no veículo.

"Os prêmios representam o reconhecimento pelo trabalho que o grupo de pesquisa UXLeris que coordeno tem desenvolvido há 15 anos. Como orientadora, é uma sinalização de que os trabalhos de mestrado e doutorado estão trilhando um caminho importante na perspectiva de inovação e avanço no estado da arte na área de IHC. Para os alunos, representa não somente o reconhecimento e dedicação da pesquisa realizada por eles, mas também um amadurecimento em relação à escrita de trabalhos científicos", explicou Zaina, que acrescentou: "As premiações reafirmam a excelência em pesquisa que a UFSCar sempre demonstrou. Não é somente o pesquisador que recebe a premiação, a Universidade é também reconhecida por propiciar espaços para que esse pesquisador possa ter pesquisas de primeira linha, para que possa obter financiamentos junto a órgãos de fomento e também para projetar o nome da UFSCar de forma geral e na área em que o prêmio foi recebido".
01/11/2024
13:00:00
22/11/2024
18:00:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Premiados no evento. (Imagem: Divulgação)
16264