Artigo escrito por docente e alunos da UFSCar é premiado no 13º Prêmio Excelência em Varejo

São Carlos
Estudo analisa o mercado varejista no Brasil e no Reino Unido
O artigo "Diferenças do Relacionamento Indústria-Varejo no Reino Unido e no Brasil", escrito por Andrea Lago da Silva, docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), e Verônica Angélica Freitas de Paula e Éderson Luiz Piato, alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSCar, foi premiado no 13º Prêmio Excelência em Varejo, do Programa de Administração de Varejo (Provar). Andréa Lago explica que o artigo teve como origem dois projetos de pós-graduação. O texto analisa as diferenças na relação entre indústrias, fornecedores e varejistas no Brasil e no Reino Unido e a implantação de marcas próprias, ou seja, produtos distribuídos por determinadas redes de supermercados. No Brasil, as marcas próprias surgiram no mercado como forma das redes varejistas oferecerem um produto mais barato, já que podiam negociar diretamente com a indústria o preço e as características dos produtos. Hoje, redes de supermercados já utilizam as marcas próprias como forma de oferecer produtos diferenciados para públicos específicos. No Reino Unido, a implantação das marcas próprias já está consolidada. As diferenças entre as economias dos dois países também foram levantadas, como número de empresas que atuam no mercado varejista, distribuição das lojas e formas de gestão. O artigo "Diferenças do Relacionamento Indústria-Varejo no Reino Unido e no Brasil" é fruto de um projeto financiado pela Fapesp e está publicado na 13º edição do livro "Varejo Competitivo", publicado pela Saint Paul Editora, junto com outros textos desenvolvidos por professores e pesquisadores de outras instituições de ensino.
05/01/2009
17:18:00
05/02/2009
17:18:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
2231