Alunos e professores da UFSCar identificam sobrepeso em estudantes de escolas municipais de São Carlos
São Carlos
Um total de 20,6% do grupo analisado estava acima do peso recomendado, o que pode causar Diabetes no futuro. Atividade foi desenvolvida pela Liga de Diabetes
A tabulação das medições realizadas por alunos e professores do curso de Medicina da UFSCar, que integram a Liga de Diabetes, mostrou que um total de 20,6% dos estudantes de duas escolas públicas de São Carlos foi identificado com peso acima do recomendado para sua idade e altura. A avaliação desenvolvida em escolas localizadas em bairros periféricos do município foi realizada durante o Dia Mundial do Diabetes.
Na atividade foi realizada a medição de peso e altura de 462 estudantes, com idade entre 6 e 14 anos, das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Dalila Galli (Jockey Clube) e Arthur Natalino Derigi (Cidade Aracy).
Para avaliar a relação peso e altura dos estudantes foi utilizado o Índice de Massa Corpórea (IMC), a partir do qual divide-se o peso pela altura ao quadrado, uma referência reconhecida internacionalmente.
Durante a atividade, os integrantes da Liga de Diabetes também distribuíram material de orientação sobre a importância de se evitar o sobrepeso que, além do Diabetes, pode causar hipertensão arterial e doenças cardio-respiratórias. Os professores e responsáveis pelas crianças identificadas acima do peso receberam orientações específicas sobre o Diabetes, com a sugestão de levá-las para um acompanhamento ambulatorial com um pediatra, que terá condições de melhor avaliar os casos, inclusive com a realização de exames laboratoriais.
Segundo Ângela Merice de Oliveira Leal, professora do Departamento de Medicina da UFSCar e uma das idealizadoras e atual tutora da Liga de Diabetes, o objetivo da atividade foi identificar possíveis casos da doença e realizar a devida orientação aos professores, pais e alunos. Ela ressalta que a avaliação é importante porque a obesidade nesta idade é um fator que, de acordo com os médicos, pode levar ao aparecimento do Diabetes.
Formada por aproximadamente 40 alunos do curso de Medicina e diversos professores do Departamento de Medicina da UFSCar, a Liga de Diabetes foi lançada em junho do ano passado e visa desenvolver atividades tanto de discussão do assunto quanto de orientação do público sobre esta doença.
Notícia relacionada
- 21/11/2008 - 15:23 - Doença é tema de atividades desenvolvidas por professores e alunos da Medicina
09/01/2009
15:15:00
09/02/2009
23:59:00
Sergio Fragalli
Não
Não
2242