Projeto de incentivo à leitura promove saraus em bairros periféricos
São Carlos
O projeto "Sarau Itinerante: Práticas Coletivas de Ecoleituras" levará atividades de leitura a bairros periféricos de São Carlos, visando promover a responsabilidade social. Desenvolvido pelos departamentos de Letras e de Ciência da Informação da UFSCar e pelo Departamento de Letras da Unesp/Araraquara, o projeto foi aprovado na edição 2008 do ProExt Cultura, edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária, promovido pelos ministérios da Educação e da Cultura.
Em fase inicial, o projeto está selecionando alunos bolsistas e agentes culturais (membros da comunidade) para desenvolver suas atividades. Em março começam as ações na comunidade, que têm previsão para terminar no final do ano. Os bairros Vila Isabel, Douradinho e Romeu Tortorelli foram selecionados para participar do projeto de acordo com o perfil socioeconômico.
O material literário utilizado terá foco em assuntos relacionados ao meio ambiente. A proposta é realizar leituras para serem discutidas entre os alunos da Universidade e a comunidade. Para que as atividades sejam concretizadas, há a necessidade do trabalho de agentes culturais e de voluntários, que disponibilizarão suas moradias uma vez por semana para que ali sejam realizadas sessões de discussão sobre a temática dos livros.
A meta do projeto, além do incentivo à leitura, é sensibilizar a comunidade sobre a importância do senso crítico em questões ambientais, e da necessidade de mudança de hábitos cotidianos sociais.
Os saraus vão acontecer aos sábados, a partir de março. Para ter mais informações sobre como participar, entre em contato com as professoras Zaira Zafalon ou Luzia Costa, pelo telefone (16) 3351-8374.
10/02/2009
15:46:00
28/02/2009
15:46:00
Beatriz Bueno
Não
Não
2281