Estudo de doutorado busca voluntários sem dores no joelho
São Carlos
O Laboratório de Análise da Função Articular (LAFAr) da UFSCar realiza um estudo com o objetivo de analisar como a artrose do joelho se manifesta em sua fase inicial e buscar o melhor direcionamento para o tratamento do problema. A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar, pelas doutorandas Karina Gramani Say e Paula Serrão, sob orientação da professora Stella Mattitello Rosa.
Para os estudos, são necessários voluntários sem dor no joelho, do sexo masculino, com idades entre 40 a 65 anos, para aplicação de vários testes de comparação da articulação dos joelhos entre pessoas sadias e pacientes com artrose.
Os voluntários realizarão uma avaliação física, avaliação médica do líquido do joelho e do músculo quadríceps, avaliação de equilíbrio e força e exame de ressonância magnética. A partir desses exames, os voluntários podem verificar as condições de sua articulação do joelho, além de auxiliar o estudo da osteoartrite/artrose. As avaliações serão custeadas pelo LAFAr.
A artrose ou osteoartrite é uma doença crônica e degenerativa ligada ao envelhecimento e causada pelo desgaste da cartilagem presente entre as articulações dos ossos. Esse problema começa a se manifestar em pessoas entre 40 e 45 anos, por meio da limitação de movimentos e da dor.
Estimativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia calcula que, no País, a artrose atinge mais da metade da população adulta, a partir dos 40 anos. Depois dos 70 anos de idade, cerca de 70% das pessoas apresentam a doença e entre 30% e 50% são pacientes crônicos. A artrose ainda não tem cura, mas há a possibilidade de tratamentos que melhoram a mobilidade das articulações, ajudam a suprimir a dor e impedir o agravamento das lesões já existentes.
Quem tiver interesse em colaborar com o estudo pode ligar para o LAFAr, no telefone (16) 3351-9579, e falar com Paula ou Karina.
14/03/2009
17:32:00
14/04/2009
17:32:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
2337