Organização Panamericana da Saúde premia trabalho de estudo e combate à violência familiar
São Carlos
A Organização Panamericana da Saúde (OPAS), divisão da Organização Mundial da Saúde, premiou em março trabalho desenvolvido pela professora Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, do Departamento de Psicologia da UFSCar, intitulado "Empoderando famílias para combater a violência doméstica". Lúcia Williams recebeu o prêmio, denominado "Práticas exemplares que incorporam uma perspectiva de gênero e etnia em Saúde" em Washington, nos EUA, no dia 11 de março.
Lúcia Williams explica que o trabalho premiado trata de projetos vinculados ao "Programa de combate e prevenção de violência intrafamiliar", desenvolvidos pelo Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da UFSCar. O Laprev é um núcleo gerador de pesquisas voltadas à melhor compreensão do fenômeno da violência em geral e, especificamente, da violência que acontece dentro das famílias. Além disso, o trabalho é caracterizado pela prática da extensão universitária. Williams, que coordena o Laprev, conta que desde a criação do Laboratório foram atendidas cerca de 800 pessoas, entre mulheres, homens e crianças ou adolescentes. Nesse sentido, o Laprev atua junto à Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar, no Conselho Tutelar e na Casa Abrigo de São Carlos, além da Delegacia da Mulher.
O projeto inscrito ficou em primeiro lugar dentre 44 experiências participantes de 19 países das Américas. Juntamente com o prêmio, a EdUFSCar ganhará $5 mil dólares para lançar obra em Português, Espanhol e Inglês para divulgar a experiência premiada. Para Lúcia Williams, a premiação possibilitou uma divulgação importante do trabalho do Laprev. "Já recebemos ligações de pessoas que moram em outras cidades procurando por atendimento. Essa divulgação foi um catalisador para a pessoa que sofre agressão sentir que há solução e que existem alternativas", afirma a professora.
A pessoa interessada nos projetos desenvolvidos pelo Laprev pode entrar em contato pelo telefone (16) 3351-8745.
02/04/2009
18:19:00
17/04/2009
18:19:00
Beatriz Bueno
Sim
Não
2379