Pesquisa em Engenharia de Materiais é premiada no Japão
São Carlos
A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar Mariana Braulio e o professor Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), receberam o Prêmio Wakabayashi 2009, oferecido pela Associação Técnica de Refratários do Japão aos pesquisadores que atuam no desenvolvimento de materiais cerâmicos.
O artigo Microsilica Effects on Cement Bonded Alumina-Magnesia Refractories Castables, escrito pelos pesquisadores da UFSCar juntamente com Luis Rodolfo Bittencourt, Diretor Técnico da Magnesita Refratários S.A., e Jacques Poirier, professor da Universidade de Orleans (França), foi premiado na categoria de melhor contribuição na área de materiais cerâmicos para aplicações a alta temperatura publicada em 2008.
O professor Pandolfelli conta que a pesquisa realizada no DEMa permitiu o desenvolvimento de um material refratário que pode ser utilizado no transporte de metal fundido. "A microsílica é aplicada em pequenas quantidades e, na combinação com os óxidos de magnésio e alumínio, permite a elaboração de um material refratário com propriedades de resistência à alta temperatura e que impede a reação entre o metal fundido e a cerâmica, aumentando assim a vida útil do material", explica o pesquisador.
O Prêmio Wakabayashi é a distinção mais importante na área de cerâmicas refratárias. Desde 1983, o prêmio é concedido com o intuito de promover e manter uma alta qualidade nas publicações da área. Em 2005, Pandolfelli foi o primeiro pesquisador não japonês a receber o prêmio. "Essa premiação é importante pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na UFSCar e, também, por abrir portas para que os estudantes participem de intercâmbios em outros países", salienta Pandolfelli.
18/05/2009
21:04:00
01/06/2009
21:04:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
2456