Estudo sobre apoio social ao doente com câncer e sua família recebe prêmio
São Carlos
O trabalho "Apoio social e família com câncer: uma revisão de literatura" foi classificado em primeiro lugar na 19ª Jornada Internacional de Enfermagem Oncológica do Hospital AC Camargo, ocorrida no dia 17 de abril. O estudo foi realizado pela aluna Keila Sanches, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSCar; Daniela Costa, ex-aluna do curso de graduação em Enfermagem; e Giselle Dupas, docente do Departamento de Enfermagem da UFSCar; sob orientação da professora Noeli Ferreira, do PPGEnf.
Conhecer a estrutura familiar, identificar os possíveis vínculos familiares e comunitários e a rede e os apoios sociais com que a família pode contar em situações de risco tem sido de grande valia e oferece subsídios para que a equipe de Enfermagem de Família possa atuar junto aos familiares do paciente com câncer. A partir dessa constatação, Noeli Ferreira explica que o trabalho premiado analisa quais membros da rede social são efetivamente importantes para a família do doente com câncer em situação de pobreza. Rede social refere-se, neste caso, à dimensão estrutural associada a um indivíduo, como vizinhança, organizações religiosas, sistema de Saúde e escola.
O estudo aponta que a disponibilidade de certos recursos materiais, sociais e psicológicos pode ter um papel crucial na decisão do familiar tanto em relação à continuidade do cuidado em casa, quanto para que o resultado do cuidado seja efetivo. Em uma análise da literatura existente sobre o tema, o estudo constatou que grande parte dos pesquisadores identifica como medidas de suporte essenciais a família do doente e os amigos, bem como os serviços de assistência social e de Saúde que compõem uma rede de apoio.
Assim, quando o suporte acontece de maneira precária, o cuidador vivencia uma intensificação do seu desgaste pessoal que, habitualmente, já cresce com o agravo da saúde do doente. Além disso, o estudo mostrou que foi pouco abordado até o momento, na literatura da área, o tema do apoio social à família que cuida do paciente com câncer, evidenciando a necessidade de incrementar pesquisas que subsidiem ações efetivas nesse sentido.
28/05/2009
15:27:00
28/06/2009
15:27:00
Beatriz Bueno
Não
Não
2482