Palestrante aborda Direitos Humanos e cidadania LGBT
São Carlos
Nesta quarta (17), acontece na UFSCar a palestra "Cidadania Perversa: divas, marginalização e participação na 'loca-lização'", com Marcia Ochoa, professora do Departamento de Estudos Comunitários da Universidade da Califórnia (EUA).
A palestra explorará como os estudos sobre Direitos Humanos, ainda marcados por uma visão universalista e globalizante, enfrentam o desafio de reconhecer as relações entre Cultura e Política de forma a compreender as demandas diferenciadas e locais por cidadania. Na palestra, Marcia Ochoa apresentará e analisará práticas culturais de sujeitos que frequentemente não são reconhecidos como atores políticos. A partir de seu trabalho de campo com travestis e ONGs na Venezuela e nos EUA, a palestrante explicitará a distinção entre os que se reconhecem como "atores políticos" e os que são automaticamente excluídos - ou se autoexcluem - de toda possibilidade política.
Dentre as áreas de pesquisa de Ochoa estão os estudos de gênero e sexualidade, Teoria Queer e filosofia política. Confira o artigo no qual está baseada a palestra de Marcia Ochoa.
As Quartas Sociológicas são promovidas pelo Departamento e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. O evento desta semana acontece das 10h às 12h30, no auditório da Unidade Especial Informação e Memória, na área Sul do campus São Carlos.
15/06/2009
18:20:00
17/06/2009
14:14:00
Mariana Pezzo
Não
Não
2507