Plástico 'ecológico' pode diminuir impactos ambientais
São Carlos
Um projeto desenvolvido na UFSCar usa casca de mandioca e fibra de coco para o desenvolvimento de um plástico rígido biodegradável. O composto, entre outras aplicações, pode ser utilizado na fabricação dos tubetes plásticos para produção de mudas usadas em reflorestamentos. Atualmente, esses tubetes são descartados após o plantio poluindo o meio ambiente, já que não servem para novas mudas por possibilitarem contaminação.
A pesquisa que pode ser a resposta para esse problema surgiu de uma parceria entre o Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros (NRPP) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, a multinacional Corn Products Brasil e a BASF. O NRPP possibilitou a criação de um composto que combina um plástico biodegradável, o EcobrasTM, com fibras vegetais, como a casca de mandioca em pó ou as fibras de coco.
Essa associação gerou um plástico rígido o suficiente para produção de peças moldadas, que não agride a Natureza, já que sua decomposição gera água, gás carbônico e biomassa. Segundo Elias Hage Júnior, professor do DEMa e coordenador do projeto, a parceria entre a UFSCar e as multinacionais deveu-se ao fato do EcobrasTM ser flexível e não permitir a fabricação de peças moldadas. O professor explica que o novo composto pode gerar qualquer peça moldada que venha a ter um uso descartável, como bandejas de embalagens e os tubetes para produção de mudas.
O projeto teve sua primeira etapa, responsável por adequar o uso da casca de mandioca e da fibra de coco, encerrada no início de 2009. A partir de agora será necessária uma nova etapa para otimizar o processo e melhorar o produto, mas o professor afirma que não existirão dificuldades de produzir o plástico ecológico em larga escala. "Não existe dificuldade do ponto de vista de desenvolver um novo produto, pois o EcobrasTM já é produzido comercialmente. Agora é só estender o uso dele para essas aplicações", enfatiza.
30/06/2009
16:39:00
30/07/2009
16:39:00
Beatriz Bueno
Não
Não
2544