Estudantes da UFSCar retomam suas atividades nesta segunda, 17/8
Araras, São Carlos
Na próxima segunda-feira, 17 de agosto, a UFSCar retoma suas atividades letivas neste segundo semestre de 2009. Para minimizar os riscos relacionados à possibilidade de transmissão do vírus Influenza A (H1N1) na volta dos estudantes à Universidade, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis montou uma comissão de trabalho que fez o planejamento das ações a serem implementadas na Universidade.
No início da semana, serão distribuídos folhetos a todos os alunos com informações sobre como se prevenir da gripe. A orientação é que os professores leiam o material em sala-de-aula, junto com os estudantes. A recomendação àqueles estudantes que apresentarem sintomas de gripe é que permaneçam em casa e, após o restabelecimento, que tragam atestado de atendimento médico para que as faltas possam ser abonadas.
Além dos folhetos, foram confeccionados cartazes para serem afixados em locais de grande circulação nos três campi da Universidade, bem como faixas para as principais entradas. Outra campanha diz respeito ao uso e higienização correta de canecas plásticas, principalmente nos restaurantes universitários, onde também deve haver cuidado para não falar e tossir no momento da retirada dos alimentos.
Os membros da comunidade universitária que apresentarem sintomas de gripe podem procurar o Departamento de Atendimento Médico e Odontológico da Universidade, situado na área Sul do campus São Carlos (o horário de atendimento no DeAMO é das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e o telefone é o 3351-8200), ou o serviço de Saúde mais próximo de sua residência. Os servidores do DeAMO estão recebendo treinamento específico, bem como os trabalhadores de outros setores de atendimento ao público, como a Unidade de Atendimento à Criança, a Biblioteca Comunitária e a Divisão de Controle Acadêmico, dentre outros.
A comissão também determinou que sejam tomadas medidas de intensificação das condições que garantam a higienização das mãos e dos espaços de convivência dos campi. Essas ações incluem orientações aos funcionários responsáveis pela limpeza na Universidade.
Prevenção
O site do Ministério da Saúde tem informações atualizadas diariamente sobre a gripe causada pelo Influenza A (H1N1). Para prevenir o contágio, algumas recomendações são: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após o contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir boca e nariz com um lenço descartável quando tossir ou espirrar; e evitar aglomerações e ambientes mal arejados.
Como os sintomas da gripe comum e da causada pelo novo vírus são parecidos, a recomendação atual é que ao apresentar alguns desses sintomas - tais como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e coriza -, a pessoa procure seu médico particular ou posto de saúde. Casos suspeitos leves recebem tratamento e são encaminhados para isolamento domiciliar por sete dias, com orientação das autoridades municipais e estaduais de saúde. Casos de agravamento ou pessoas que integram o grupo de risco são encaminhadas para os hospitais de referência.
São Carlos
A edição de 28 de julho do jornal Notícias UFSCar, da Rádio UFSCar (95,3 FM), veiculou reportagem sobre a primeira morte em São Carlos causada pela nova gripe. Na entrevista que deu à equipe de reportagem da emissora, o Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, Arthur Goderico Pereira, enfatizou que a população não precisa entrar em pânico, devendo apenas seguir as orientações que visam evitar a proliferação do vírus H1N1.
A infectologista Volia Carvalho de Almeida, professora do Departamento de Medicina da UFSCar, também falou com a equipe do Notícias UFSCar sobre a nova gripe. Confira a transcrição da matéria e os áudios das entrevistas.
13/08/2009
22:35:00
24/08/2009
22:35:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
2596