Livro aborda o papel da música no ensino de Português para estrangeiros
São Carlos
Aproximar as dimensões linguística e cultural no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Este foi o principal objetivo da pesquisa desenvolvida por Lúcia Maria Barbosa, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, publicada recentemente em formato de livro pelo Ateliê Nacional de Reprodução de Teses, da universidade francesa Charles de Gaulle.
Para desenvolver o trabalho, intitulado "Opacidade e transparência léxico-cultural na aprendizagem do Português Língua Estrangeira no Brasil: letras de música como instrumento de mediação linguística e cultural", Lúcia Barbosa selecionou 256 letras de músicas do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque. Por meio de um questionário aplicado a um grupo de falantes de outras línguas que estavam imersos no Brasil, a pesquisadora solicitou a cada participante que interpretasse as letras. "Partimos da hipótese de que as dificuldades maiores se apresentariam no momento de se interpretar palavras e expressões de sentido cultural mais amplo, cuja definição nem sempre está dicionarizada", relata a professora.
Os dados obtidos, de acordo com a pesquisadora, mostraram que palavras e expressões descontextualizadas geram maior dificuldade para interpretação das músicas. "O reconhecimento dos chamados implícitos culturais presentes nas letras de música requer uma compreensão não apenas das palavras em si, mas do contexto no qual elas estão inseridas", explica Lúcia Barbosa. Ela revela também que, contrariando a expectativa inicial do trabalho, os falantes de Espanhol tiveram as mesmas dificuldades para interpretar as músicas apresentadas por outros participantes, como os falantes de Russo, Ucraniano, Inglês, Árabe e Francês.
A partir do estudo, Lúcia Barbosa avalia que a música brasileira ocupa um lugar de destaque na sociedade, veiculando diferentes aspectos culturais, históricos e sociais do País. Com isso, a pesquisadora acredita que a música é um elemento muito importante para ensinar e aprender a Língua Portuguesa. "Por meio da música, o aprendente pode ter acesso a diferentes faces do nosso povo", avalia a autora do livro.
Em São Carlos Lúcia Barbosa também coordena as atividades do Centro de Referência de Português para Estrangeiros da UFSCar, que, desde 1995, oferece cursos para falantes de outras línguas que estejam no município ou região. No Centro são promovidos cursos básicos para falantes de Espanhol e de outros idiomas tipologicamente mais distantes da Língua Portuguesa. Além disso, no segundo semestre de cada ano, o Centro também oferece o curso "Leitura e produção de textos acadêmicos para falantes de outras línguas", voltado a pessoas que já estão no nível intermediário do idioma brasileiro. Em 2009, as inscrições para esse curso poderão ser realizadas a partir do dia 17 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8604, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, ou pelo e-mail sheila_celpe_ufscar@yahoo.com.br.
A partir da experiência do Centro de Referência, no início deste ano a UFSCar também foi credenciada pelo Ministério da Educação para aplicar o exame de proficiência para a obtenção do Certificado de Língua Portuguesa (Celpe-Bras), reconhecido e oficializado pelo governo brasileiro.
19/08/2009
12:18:00
19/09/2009
12:18:00
Gisele Bicaleto
Não
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