Obra avalia a sociedade atual através do cinema
São Carlos
A EdUFSCar lança o livro "Imagens do Pai no Cinema: clínica da cultura contemporânea", de João Angelo Fantini, professor do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. A obra busca avaliar a formação das famílias e da sociedade atual por meio de filmes conhecidos do cinema mundial.
O autor conta que a obra também avalia o papel paternal dentro da constituição das sociedades atuais. Fantini revela que a obra parte da constatação, apontada pelos psicanalistas Freud e Lacan, de que a figura do pai vem em declínio, implicando uma série de sintomas sociais como a depressão, distúrbios de ansiedade, uso de drogas, dentre outros. Além de mostrar como a figura do pai foi construída nas sociedades, os textos do livro fazem uma relação da figura do pai em declínio com as novas formas de constituição das famílias e sociedades. Para fazer essa relação, o autor usou filmes reconhecidos do cinema mundial como "Beleza Americana", "Matrix", "Central do Brasil" e outros.
João Fantini afirma que o objetivo principal da obra é oferecer um discurso alternativo ao que chama de "discurso científico atual", que reduziu as pessoas a uma descrição biológica, negando a história pessoal e da sociedade onde o sujeito foi criado. O autor acredita que ao estudar as culturas atuais é possível encontrar caminhos que levem às explicações dos sintomas sociais de cada época.
Um dos apontamentos levantados pelo livro mostra que sintomas encontrados na sociedade atual, como depressão, transtornos alimentares, uso de drogas e distúrbios de comportamento são fruto de uma demanda social que exige saciedade total das pulsões, pressionando o sujeito a uma busca de felicidade à qual ele não consegue responder. Outra reflexão apresentada na obra aborda o fato de que a sociedade avança para um mundo cada vez mais livre da rigidez dos papéis sociais tradicionais, mas as pessoas não conseguem encontrar satisfação na liberdade e vivem uma ansiedade constante e um sentimento de vazio a respeito da finalidade de suas vidas.
João Fantini revela que o livro é destinado não apenas para pessoas que estudam a psicanálise, mas para todos os leitores interessados em entender os comportamentos das sociedades atuais.
O livro "Imagens do Pai no Cinema: clínica da cultura contemporânea" já está à venda na EdUFSCar. Mais informações podem ser obtidas na Internet, ou através do telefone (16) 3351-8962.
27/08/2009
18:13:00
27/09/2009
18:13:00
Gisele Bicaleto
Sim
Não
2631