'FilmeFobia', que busca a imagem verdadeira na fobia das pessoas, é a atração desta quarta
São Carlos
Na quarta-feira, dia 2 de setembro, o CineUFSCar comemora quatro anos de atividades com a presença do cineasta Kiko Goifman e exibição de "FilmeFobia". O filme de Goifman é uma ficção com uma trama sobre o uso da imagem e a busca pela verdade no cinema. Em "FilmeFobia" o documentarista Jean-Claude, interpretado pelo crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, acredita que a única imagem autêntica é a de um fóbico diante de sua fobia.
Assim, FilmeFobia se constrói como um making of de um documentário fictício, para tratar do medo na sociedade contemporânea. O acordo que o documentarista faz com os fóbicos que aceitam aparecer em seu filme prevê que, na hora de rodar as cenas, eles serão atados de tal forma que não possam desviar nem o corpo nem o olhar da visão que os apavora, como cobras, pombos, anões, ratos, palhaços, seringas, altura, sexo, dentre outras fobias.
Em setembro, o CineUFSCar terá também sessão itinerante do Festival Kinoforum, em parceria a Semana da Imagem e Som, no dia 16; o filme mexicano "O Violino", dirigido por Francisco Vargas, no dia 23; e o documentário brasileiro "Feiticeiros da Palavra - O jongo do Tamandaré", de Rubens Xavier, no dia 30.
As sessões do CineUFSCar, gratuitas, acontecem sempre às 19 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no campus São Carlos. Mais informações em www.cinema.ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8909.
31/08/2009
14:22:00
03/09/2009
10:00:00
Beatriz Bueno
Sim
Não
2640