Atividades em São Carlos e Sorocaba debatem o potencial do turismo de C&T
São Carlos
ATENÇÃO: Atividades em Sorocaba acontecem na quarta-feira, 23/9 (e não terça, como divulgado inicialmente)
O Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar promove, nesta segunda-feira (21/9), a mesa-redonda "Pegadas da Ciência em Lisboa e São Carlos: o potencial do turismo científico e tecnológico". A atividade contará com a participação de Ana Luísa Janeira, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Marcelo Adorna Fernandes, professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar. O evento começa às 14 horas, no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do campus São Carlos.
O turismo científico e tecnológico também será tema de conferência que Janeira profere no campus Sorocaba, no dia 23, às 10 horas, na sala AT1/2, para professores e alunos do curso de Turismo da UFSCar. À tarde, ela participa das Quartas Tecnológicas, evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba e pelo Pólo de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (PODI). A atividade acontece no edifício do PODI, localizado na rua Saliba Mota, 260, às 13h30.
Nos encontros, Janeira e Adorna vão expor suas experiências com divulgação científica a partir da identificação de artefatos, objetos, edificações e marcas da Ciência e Tecnologia em espaços urbanos. Em Lisboa, foi criado um site que fornece informações históricas, técnicas, e curiosidades sobre várias localidades da cidade que normalmente as pessoas deixam de notar ao trafegar nesses espaços no seu dia-a-dia. Em São Carlos não é diferente. As calçadas da cidade e até as paredes da Catedral têm pegadas de dinossauro. Em Sorocaba, o toco de uma paineira no bairro Árvore Grande lembra a época do desbravamento do Brasil, quando ali existia a única encruzilhada da região, por onde passavam índios, sertanistas, tropeiros e bandeirantes.
Os exemplos demonstram o potencial que cidades como Lisboa, São Carlos e Sorocaba têm para explorar o turismo científico e tecnológico, tema que será o foco das apresentações de Janeira e Adorna. Ela é cofundadora, primeira coordenadora e atualmente pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL), ligado ao Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral. Ele é Doutor em Geologia, com ênfase em Paleontologia, e tem trabalhado, dentre outras coisas, com a identificação e divulgação do patrimônio fóssil de São Carlos e Araraquara.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido em Portugal podem ser acessadas no site do projeto "Marcas das Ciências e das Técnicas pelas ruas de Lisboa", em http://marcasdasciencias.fc.ul.pt.
18/09/2009
14:40:00
24/09/2009
10:00:00
Rodrigo Botelho
Não
Não
2674